Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C

Construção de Lar Residencial e Residência Autónoma da CERCINA pode começar este ano

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A CERCINA entregou, no inicio de abril, na Câmara da Nazaré, o projeto de especialidade para o lar residencial e residência autónoma da instituindo, aguardando que a aprovação aconteça brevemente para que durante este mês todo o processo esteja concluído e se possa, então, avançar para a obra.

A operação de financiamento desta empreitada, junto do Montepio, está concluída e o dinheiro está disponível para usar. “Estamos na fase de finalizar o caderno de encargos para lançarmos o concurso de obra, que será por convite a construtores que garantam a obra e a sua finalização dentro dos prazos, uma vez que o concurso não ultrapassa 1 milhão de euros”, informou Joaquim Pequicho.

“A obra necessita de uma execução rápida mercê do apoio que solicitados da linha de crédito à economia social disponibilizada pela administração central”.

A Assembleia-geral da CERCINA aprovou, recentemente, a contração de um empréstimo no valor de 500 mil euros, verba que irá permitir a concretização de um projeto de longa data, a construção do Lar Residencial e da Residência Autónoma para pessoas com deficiência.

A decisão de contrair o empréstimo surge no âmbito do Programa disponibilizado pelo governo para as organizações de economia social, dotado de 50 milhões de euros.

“O projeto é um sonho antigo da instituição”, disse Joaquim Pequicho, da CERCINA, centro que foi criado para prestar apoio aos cidadãos portadores de deficiência, que perdem a sua base familiar.

O Lar terá capacidade para 20 pessoas enquanto a residência autónoma poderá acolher cinco pessoas.

“A residência autónoma está destinada a pessoas integradas no mercado trabalho, com autonomia, mas que contarão com apoio de técnicos da instituição, enquanto o Lar está destinado a pessoas dependentes”, esclareceu.

O objectivo de construir o lar e a residência é perseguido há vários anos, mas a “CERCINA nunca encontrou até agora um instrumento que lhe permitisse concretizar este projeto”, adiantou Joaquim Pequicho.

Dos 50 milhões disponibilizados às organizações pelo Governo, a CERCINA concorreu para 500 mil e “pensamos que temos tudo pronto para fazer a obra, concretizar o projeto, e garantir a qualidade de serviços superior à que estamos atualmente a praticar aos nossos utentes”.

A obra, com um prazo de conclusão de um ano, deverá ficar concluída em meados do próximo ano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal