Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
16° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
17° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 22° C
[speaker]
[speaker]

Construção de Lar Residencial e Residência Autónoma da CERCINA pode começar este ano

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A CERCINA entregou, no inicio de abril, na Câmara da Nazaré, o projeto de especialidade para o lar residencial e residência autónoma da instituindo, aguardando que a aprovação aconteça brevemente para que durante este mês todo o processo esteja concluído e se possa, então, avançar para a obra.

A operação de financiamento desta empreitada, junto do Montepio, está concluída e o dinheiro está disponível para usar. “Estamos na fase de finalizar o caderno de encargos para lançarmos o concurso de obra, que será por convite a construtores que garantam a obra e a sua finalização dentro dos prazos, uma vez que o concurso não ultrapassa 1 milhão de euros”, informou Joaquim Pequicho.

“A obra necessita de uma execução rápida mercê do apoio que solicitados da linha de crédito à economia social disponibilizada pela administração central”.

A Assembleia-geral da CERCINA aprovou, recentemente, a contração de um empréstimo no valor de 500 mil euros, verba que irá permitir a concretização de um projeto de longa data, a construção do Lar Residencial e da Residência Autónoma para pessoas com deficiência.

A decisão de contrair o empréstimo surge no âmbito do Programa disponibilizado pelo governo para as organizações de economia social, dotado de 50 milhões de euros.

“O projeto é um sonho antigo da instituição”, disse Joaquim Pequicho, da CERCINA, centro que foi criado para prestar apoio aos cidadãos portadores de deficiência, que perdem a sua base familiar.

O Lar terá capacidade para 20 pessoas enquanto a residência autónoma poderá acolher cinco pessoas.

“A residência autónoma está destinada a pessoas integradas no mercado trabalho, com autonomia, mas que contarão com apoio de técnicos da instituição, enquanto o Lar está destinado a pessoas dependentes”, esclareceu.

O objectivo de construir o lar e a residência é perseguido há vários anos, mas a “CERCINA nunca encontrou até agora um instrumento que lhe permitisse concretizar este projeto”, adiantou Joaquim Pequicho.

Dos 50 milhões disponibilizados às organizações pelo Governo, a CERCINA concorreu para 500 mil e “pensamos que temos tudo pronto para fazer a obra, concretizar o projeto, e garantir a qualidade de serviços superior à que estamos atualmente a praticar aos nossos utentes”.

A obra, com um prazo de conclusão de um ano, deverá ficar concluída em meados do próximo ano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao