Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C

30º Aniversário dos Pardais do Baça com espectáculo na Sunset

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os Pardais do Baça, grupo surgido no final dos anos 70, reúnem-se no próximo dia 13 de abril, na discoteca Sunset, em Alcobaça, pelas 21h30, para comemorar o seu 30º aniversário. Este grupo de amigos, surgido do espirito de Carnaval que se vivia com grande intensidade naquela altura, participou em vários Corsos de Carnaval de Alcobaça, e mais tarde organizou espetáculos teatrais, que levou a várias salas da região, como os cineteatros de Alcobaça e Leiria ou a Prisão Escola de Leiria.

O nome do grupo está associado à idade dos componentes do grupo e à sua origem. “Não tínhamos nome e demos o nome Pardais do Baça, associado ao facto de sermos jovens e de alcobaça”, disse António Cruz.

Com influências em Swing Jazz, o grupo era presença assídua em festas e aniversários. “Estávamos na moda”, recorda.

Depois, com os bailes do clube alcobacense e o aniversário a sunset, onde António Cruz era Dj, o grupo chegou à representação, com peças de teatro burlesco. O primeiro espetáculo público intitulou-se ”Concerto”, contou com uma orquestra de swing e atuações vocais. Em 1984, apresentou a peça de teatro “A história do Menino Carlinhos”, sem dialogo, representado apenas através de música, por gestos e playback.

“Houve partes do espectáculo que ainda hoje são uma referência do espetáculo”, recorda António Cruz, responsável pelo reencontro de dia 13.

Além da participação nos corsos de carnaval, das festas, dos espetáculos de homenagem e de solidariedade, o grupo lançou os concursos de máscaras.

“Era uma organização que dinamizava um grupo de pessoas, e que influenciava outras pessoas”, recorda.

O próximo espectáculo, do dia 13, irá contar com a projeção de fotografias, vídeo e sketches, memórias dos velhos tempos e coreografias do grupo, e com vários convidados especiais, como as S.A Marionetas, António Lorvão, Israel Pereira, Traquínio e elementos dos The Gift. Irão participar no reencontro 28 dos 33 elementos do grupo aniversariante.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...