Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Farolim da Nazaré reposto dentro de um mês – Instituto Portuário

LUSA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O farolim no molhe norte do Porto de Abrigo da Nazaré, danificado pela intempérie de 19 de janeiro, vai ser reposto dentro de um mês, informou hoje o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM).

“Tivemos alguma dificuldade de enquadramento orçamental, devido ao processo de extinção por fusão do Instituto, mas isso está ultrapassado e a reposição do farolim depende agora do prazo de entrega [por parte da empresa], o que acontecerá no prazo máximo de quatro semanas”, disse à agência Lusa Ricardo Esteves, chefe de departamento e responsável pelo IPTM na Nazaré.

A garantia de reposição do farolim surge depois de a Câmara da Nazaré ter aprovado, na segunda-feira, uma moção exigindo à tutela uma solução urgente para a situação, que considera colocar em risco a entrada de embarcações no porto.

Para o presidente da Câmara da Nazaré, Jorge Barroso, “é por demais evidente a importância que um farol de uma entrada de barra tem para a segurança de quem trabalha ou faz atividade no mar” e que levou a autarquia a fazer “vários apelos à tutela para que, mesmo de forma provisória, o equipamento seja reposto”.

Com “o IPTM em remodelação e sem orçamento aprovado, a questão já se arrasta há dois meses sem ser resolvida” lamentou o presidente, justificando a aprovação da proposta que irá ser enviada à Secretaria de Estado do Mar e alertando para a urgência da substituição do equipamento.

“A inoperacionalidade do farolim não só põe em risco as pessoas e embarcações que diariamente usam o porto”, como “poderá inviabilizar a sua utilização e deixar sem alternativa as embarcações, já que em condições adversas esta é a última barra do país a ser fechada”, explicou à Lusa.

O farolim está orçado em cerca de 20 mil euros.

DYA // JLG.

Lusa/Fim

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal