Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C

Farolim da Nazaré reposto dentro de um mês – Instituto Portuário

LUSA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O farolim no molhe norte do Porto de Abrigo da Nazaré, danificado pela intempérie de 19 de janeiro, vai ser reposto dentro de um mês, informou hoje o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM).

“Tivemos alguma dificuldade de enquadramento orçamental, devido ao processo de extinção por fusão do Instituto, mas isso está ultrapassado e a reposição do farolim depende agora do prazo de entrega [por parte da empresa], o que acontecerá no prazo máximo de quatro semanas”, disse à agência Lusa Ricardo Esteves, chefe de departamento e responsável pelo IPTM na Nazaré.

A garantia de reposição do farolim surge depois de a Câmara da Nazaré ter aprovado, na segunda-feira, uma moção exigindo à tutela uma solução urgente para a situação, que considera colocar em risco a entrada de embarcações no porto.

Para o presidente da Câmara da Nazaré, Jorge Barroso, “é por demais evidente a importância que um farol de uma entrada de barra tem para a segurança de quem trabalha ou faz atividade no mar” e que levou a autarquia a fazer “vários apelos à tutela para que, mesmo de forma provisória, o equipamento seja reposto”.

Com “o IPTM em remodelação e sem orçamento aprovado, a questão já se arrasta há dois meses sem ser resolvida” lamentou o presidente, justificando a aprovação da proposta que irá ser enviada à Secretaria de Estado do Mar e alertando para a urgência da substituição do equipamento.

“A inoperacionalidade do farolim não só põe em risco as pessoas e embarcações que diariamente usam o porto”, como “poderá inviabilizar a sua utilização e deixar sem alternativa as embarcações, já que em condições adversas esta é a última barra do país a ser fechada”, explicou à Lusa.

O farolim está orçado em cerca de 20 mil euros.

DYA // JLG.

Lusa/Fim

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Câmara investe na Arborização do Parque da Pedralva

A empreitada de arborização de uma área de 2,52 ha do Parque da Pedralva teve início na semana passado e representa um investimento que totaliza os 81.730,45 €. O plano de arborização surge no âmbito da candidatura ao Aviso n.º 11/REACT-EU/2021 – (Re) Arborização...

pedralva