Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C

Páscoa 2013 com atividades de rua

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Páscoa vai ser preenchida com atividades de rua, no âmbito da iniciativa da Câmara “Brincar é Tradicional. Jogos tradicionais, folclore e música são as ofertas para este fim de semana prolongado (29 a 31 de março).

Na sexta-feira Santa (29/3) e no Domingo de Páscoa (31/3), a marginal da Nazaré, no troço da Avenida da República, fecha ao trânsito para se abrir à população que queira aprender ou recordar as brincadeiras de outros tempos. Saltar à corda, jogar ao pião, ao cântaro ou à banca, são algumas das propostas lançadas pela autarquia com a iniciativa “Brincar é Tradicional”. As atividades concentram-se junto ao antigo Posto de Turismo, das 15h às 18 horas.

XXVI Festival de Folclore do Rancho Tá-Mar da Nazaré

No sábado, 30 de março, realiza-se o XXVI Festival de Folclore do Rancho Tá-Mar da Nazaré. O evento tem início com o desfile etnográfico seguido da atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro (Bairrada); Rancho Folclórico da Casa do Povo de Tramagal (Templários); Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos (Baixo

Vouga); Grupo Folclórico e Cultural As Lavradeiras de Vale de Sousa (Douro/Minho) e o Rancho Folclórico Tá-Mar da Nazaré.

No domingo, dia 31, às 16 horas, no palco em frente à Praça Sousa Oliveira, realiza-se, também, o concerto de Páscoa, pela Banda da Associação Filarmónica da Nazaré.

A exemplo de anos anteriores, também as três embarcações de pesca tradicional regressam ao areal da praia, com a finalidade de manter viva a memória dos tempos em que os barcos de pesca dominavam a paisagem da vila.

Exposição “Memórias da Arte Xávega”

No Centro Cultural está patente a exposição “Memórias da Arte Xávega” , da autoria do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré.

Trata-se de uma retrospetiva da arte xávega na Nazaré. Além das origens e das particularidades desta arte de pesca, a exposição aborda as Companhas de Arte Xávega, os lances e dos utensílios usados pelos pescadores. Pode ser visitada todos os dias, de 24 de março a 14 de abril.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter