Centro Equestre Internacional de Alfeizerão

Nasceu na região infraestrutura capaz de atrair os melhores praticantes

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A região Oeste ganhou um novo centro equestre internacional, situado em Vale Maceira – Alfeizerão, que irá receber grandes provas de hipismo mundial. O CEIA – Centro Equestre Internacional de Alfeizerão – é um complexo desportivo destinado principalmente à prática de atividades hípicas, podendo também servir para a realização de outros desportos. A apresentação à comunicação social teve lugar na passada segunda-feira. Neste dia estiveram presentes também grandes figuras da equitação nacional que quiseram conhecer o novo centro equestre, que está a ter uma repercussão mediática, nacional e internacional.

O pavilhão de 100x38m em piso “cushion track” com bancada para 1100 pessoas permite, para além de provas hípicas, outras atividades. Um segundo picadeiro coberto com piso fluxo-refluxo de sílica, fibras e geotêxtil, com 60×30 m2 para o aquecimento dos cavalos e para as aulas de equitação está na fase de acabamento. No exterior haverá duas pistas (70×85 m e 120×85 m) com piso fluxo-refluxo de sílica, fibras e geotêxtil, com bancadas para 1500 pessoas. No piso 1, existem 250 boxes sendo 185 de 9 m2 e 65 de 12 m2 e 20 casas de arreios.

Com uma localização privilegiada junto à estrada de Tornada e perto dos acessos à A8, este novo centro de equitação constitui uma importante valência para a região e já se afirmou pela sua qualidade. Além dos picadeiros tem já a funcionar um restaurante, pastelaria e padaria. Brevemente irá ter outras infraestruturas como bar irlandês, marisqueira, clínica veterinária para equídeos e outra para animais de pequeno porte, loja de artigos equestres e loja de artigos regionais.

Tem um parque de estacionamento de grande capacidade para 250 ligeiros e 70 camiões.

O investimento é do empresário Rogério Ramos com ligações familiares a Alfeizerão e investimentos em diferentes áreas económicas. Com este projeto, o promotor pretende ver nascer na região uma infraestrutura equestre “capaz de atrair os melhores praticantes nacionais e internacionais”, em treino ou em competições.

A abertura já criou dezenas de postos de trabalho e o empresário espera daqui a três meses ter 80 funcionários. “Também temos os colaboradores indiretos porque estamos ligados à produção de feno”, referiu Rogério Ramos. Segundo este responsável, o CEIA está classificado com 4 estrelas, mas depois de as infraestruturas estarem todas concluídas passará a uma classificação de 5 estrelas.

Aos 80 postos de trabalho já previstos, poderão juntar-se mais alguns com a construção do Hotel com 53 quartos junto ao centro equestre.

O tenente coronel do Exército, da arma de Cavalaria, Pedro Carmo Costa, é o diretor técnico do CEIA. Segundo este responsável, o novo centro hípico irá acolher um conjunto de atividades e serviços que vão desde as competições ao ensino da equitação, a sessões de equitação terapêutica, ao treino de cavalos, passando por espaços de convívio e restauração para os utilizadores e seus convidados. “Acreditamos que a qualidade das instalações e dos serviços irá atrair muitos cavaleiros nacionais e internacionais, onde encontrarão as condições ideais no inverno e verão de treino e competição”, referiu, acrescentando que “irá certamente fomentar um fluxo turístico de grande valia”.

Atividades Equestres

Saltos de Obstáculos: Nos dias 30 e 31 de Março, terá lugar o primeiro concurso de saltos nacional de obstáculos. Cumprindo o Regulamento da FEP, realiza-se um CSN-C, com um montante de prémios de 3.600 euros. Em simultâneo, realiza-se também uma poule nas alturas de 0.30m, 0.50m, 0.80m e 1.30m. Na semana seguinte, a 6 e 7 de Abril, terá lugar no CEIA o segundo CSN-C.

Dressage: Nos dias 18/21 de abril e 25/28 de abril terá lugar o CDI 3* e CDN.

Horseball: 27/28 julho Final do Campeonato Nacional: 5/6 out Taça de Portugal; 28/29 dez Super Taça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda