Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
Centro Equestre Internacional de Alfeizerão

Nasceu na região infraestrutura capaz de atrair os melhores praticantes

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A região Oeste ganhou um novo centro equestre internacional, situado em Vale Maceira – Alfeizerão, que irá receber grandes provas de hipismo mundial. O CEIA – Centro Equestre Internacional de Alfeizerão – é um complexo desportivo destinado principalmente à prática de atividades hípicas, podendo também servir para a realização de outros desportos. A apresentação à comunicação social teve lugar na passada segunda-feira. Neste dia estiveram presentes também grandes figuras da equitação nacional que quiseram conhecer o novo centro equestre, que está a ter uma repercussão mediática, nacional e internacional.

O pavilhão de 100x38m em piso “cushion track” com bancada para 1100 pessoas permite, para além de provas hípicas, outras atividades. Um segundo picadeiro coberto com piso fluxo-refluxo de sílica, fibras e geotêxtil, com 60×30 m2 para o aquecimento dos cavalos e para as aulas de equitação está na fase de acabamento. No exterior haverá duas pistas (70×85 m e 120×85 m) com piso fluxo-refluxo de sílica, fibras e geotêxtil, com bancadas para 1500 pessoas. No piso 1, existem 250 boxes sendo 185 de 9 m2 e 65 de 12 m2 e 20 casas de arreios.

Com uma localização privilegiada junto à estrada de Tornada e perto dos acessos à A8, este novo centro de equitação constitui uma importante valência para a região e já se afirmou pela sua qualidade. Além dos picadeiros tem já a funcionar um restaurante, pastelaria e padaria. Brevemente irá ter outras infraestruturas como bar irlandês, marisqueira, clínica veterinária para equídeos e outra para animais de pequeno porte, loja de artigos equestres e loja de artigos regionais.

Tem um parque de estacionamento de grande capacidade para 250 ligeiros e 70 camiões.

O investimento é do empresário Rogério Ramos com ligações familiares a Alfeizerão e investimentos em diferentes áreas económicas. Com este projeto, o promotor pretende ver nascer na região uma infraestrutura equestre “capaz de atrair os melhores praticantes nacionais e internacionais”, em treino ou em competições.

A abertura já criou dezenas de postos de trabalho e o empresário espera daqui a três meses ter 80 funcionários. “Também temos os colaboradores indiretos porque estamos ligados à produção de feno”, referiu Rogério Ramos. Segundo este responsável, o CEIA está classificado com 4 estrelas, mas depois de as infraestruturas estarem todas concluídas passará a uma classificação de 5 estrelas.

Aos 80 postos de trabalho já previstos, poderão juntar-se mais alguns com a construção do Hotel com 53 quartos junto ao centro equestre.

O tenente coronel do Exército, da arma de Cavalaria, Pedro Carmo Costa, é o diretor técnico do CEIA. Segundo este responsável, o novo centro hípico irá acolher um conjunto de atividades e serviços que vão desde as competições ao ensino da equitação, a sessões de equitação terapêutica, ao treino de cavalos, passando por espaços de convívio e restauração para os utilizadores e seus convidados. “Acreditamos que a qualidade das instalações e dos serviços irá atrair muitos cavaleiros nacionais e internacionais, onde encontrarão as condições ideais no inverno e verão de treino e competição”, referiu, acrescentando que “irá certamente fomentar um fluxo turístico de grande valia”.

Atividades Equestres

Saltos de Obstáculos: Nos dias 30 e 31 de Março, terá lugar o primeiro concurso de saltos nacional de obstáculos. Cumprindo o Regulamento da FEP, realiza-se um CSN-C, com um montante de prémios de 3.600 euros. Em simultâneo, realiza-se também uma poule nas alturas de 0.30m, 0.50m, 0.80m e 1.30m. Na semana seguinte, a 6 e 7 de Abril, terá lugar no CEIA o segundo CSN-C.

Dressage: Nos dias 18/21 de abril e 25/28 de abril terá lugar o CDI 3* e CDN.

Horseball: 27/28 julho Final do Campeonato Nacional: 5/6 out Taça de Portugal; 28/29 dez Super Taça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor