Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Mercado Municipal da Nazaré abre aos feriados

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Mercado Municipal da Nazaré vai funcionar nos dias de feriado (nacional e local) até ao final do ano, encerrando apenas na quinta-feira da Ascensão, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores. O papel e a importância do Mercado Municipal, como comércio de proximidade e de confiança, assim como o interesse manifestado por alguns vendedores em exercer a sua atividade em dias de feriado, estiveram na origem da deliberação do executivo camarário, no passado dia 4, na sequência da proposta apresentada pelo vereador do PSD, Belmiro da Fonte

À luz do regulamento municipal, os feriados são alturas em que o Mercado Municipal se encontra encerrado. A sua abertura nessas datas é visto pela Câmara como “mais uma forma de apoiar o tecido económico local por parte da autarquia, sem prejuízo de a venda nesses dias ser uma opção de cada comerciante”.

Na última reunião da Câmara da Nazaré, António Trindade, do PS, voltou a falar do farolim do molhe norte do porto de abrigo, que continua à espera da substituição, responsabilizando as entidades que devem intervir e gerir esta situação – o Ministério das Obras Públicas e o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos.

“O molhe sul também está extremamente danificado. Os pés de galo estão abatidos e há fissuras”, manifestou, receando o desmoronamento de pedras.

António Salvador, eleito pelo PSD, declarou não perceber “porque é que não se põe lá um pau no ar com uma luzinha na ponta, para sinalizar de forma provisória”. “Mesmo a situação provisória tinha de ter as aprovações todas como se fosse nova”, alertou o presidente da Câmara, Jorge Barroso, que lamentou a Câmara “não ter autonomia nem competência nenhuma” para proceder à substituição.

Jorge Barroso propôs que seja comunicado às entidades que a Câmara lamenta o atraso na colocação de novo farolim e que entende que a situação devia ter sido resolvida no prazo de 24 horas.

António Trindade falou também da concessão das águas a privados, que rejeita, defendendo que “ainda vamos a tempo de recuar na decisão”, posição que Jorge Barroso, disse não concordar.

O edil informou entretanto que apresentará na próxima reunião da autarquia a solução para o problema causado pela cobrança errada da taxa de IRS em 2011. Revelou igualmente que o PAEL (Programa de Apoio à Economia Local) está aprovado, tendo já recebido a minuta de contrato. Será marcada uma reunião extraordinária para aprovar alguns pontos referentes ao assunto.

António Salvador votou contra o relatório final de execução de um muro de contenção de terras no lote 37- Urbanização da Pedralva, que propõe a adjudicação dos trabalhos por 211 mil euros.

“Existe fundo disponível”, questionou António Salvador aludindo à limitação da lei dos compromissos, dúvida que levou até à interrupção da reunião. O vereador disse ter “sérias dúvidas sobre a existência de condições técnicas/legais para este processo ser decidido e encaminhado desta forma e ter dúvidas sobre a componente jurídica, administrativa e financeira do mesmo, face à legislação aplicável. Além disso, requeri informação sobre a situação atual do processo judicial que estará em curso, quanto ao apuramento de responsabilidades pela situação existente no local e quanto ao ressarcimento do município da Nazaré por todas as despesas que esta situação estará a acarretar”. António Trindade também votou contra.

A nomeação de um representante da Câmara na Assembleia-Geral da empresa municipal Nazaré Qualifica mereceu um voto contra. António Salvador estranhou a existência de tal cargo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn