Q

Previsão do tempo

21° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 22° C
22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 22° C

Filho de emigrantes do Valado é Ministro das Finanças de Ontário

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O luso-descendente Charles Sousa, filho de pais valadenses, concelho da Nazaré, é o novo ministro das Finanças de Ontário, Canadá. O ministro, que tomou posse no passado dia 11 de fevereiro, em Queen’s Park, faz parte do Executivo liderado por Kathleen Wynne, atual dirigente do Partido Liberal do Ontário, e a primeira mulher a chefiar um Governo nesta província do Canadá.

O luso-canadiano foi deputado em Ontário. Entre 2010 e 2011 foi ministro do Trabalho, tendo assumido, nesse ano, funções de ministro Provincial da Cidadania e da Imigração, bem como de ministro responsável pelos XVII Jogos Pan-Americanos e pelos V Jogos Parapan-Americanos, que irão realizar em 2015, na província canadiana.

Sensível às dificuldades sentidas pelos portugueses na vontade de emigrar, Charles Sousa disse, à Lusa, que tem como compromisso “corrigir a situação”.

A política de Imigração canadiana é competência do governo federal, mas é a nível provincial que os governos definem programas e se confrontam com as dificuldades nos mercados laborais.

Segundo Charles Sousa, Ontário necessita de cerca de 130 mil imigrantes, adiantando, em entrevista à agência Lusa, que “o número de portugueses que vem para o Canadá e para o Ontário não tem sido grande”.

O ministro refere que há muitos portugueses a quererem emigrar para o Canadá, e muitas companhias canadianas a querer vir a Portugal para atrair pessoas.

O setor da construção é uma das áreas onde há já interesse efectivo, mas há outras como as “indústrias de automóveis, moldes e várias especialidades em Tecnologias da Informação que Portugal pode oferecer”, disse.

O Governo federal canadiano tem vindo a fixar critérios mais rigorosos para a admissão de imigrantes na classe de “trabalhadores qualificados”, tendo estipulado para 2013 a admissão de 55 mil pessoas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

CDU questiona executivo da Câmara sobre o destino de pescado fresco

A CDU exigiu esclarecimentos sobre o destino dado a uma quantidade elevada de pescado fresco adquirido pela Câmara Municipal alegando destinar-se às cantinas escolares. “Recebemos informações de que o Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, pode...

joao delgado