Q

Previsão do tempo

20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
21° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C

Ação de Sensibilização sobre “Burlas a Idosos”

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se na sexta-feira, 22 de fevereiro, na biblioteca municipal da Nazaré, a primeira de algumas acções de sensibilização para alguns cuidados de segurança a adotar perante vários sinais de perigo, como as “burlas”. “Burlas a idosos” foi o tema da primeira ação, desenvolvida entre a Câmara da Nazaré e a esquadra local da PSP.

O comandante da esquadra, António Caroça, apresentou alguns conselhos de segurança a adotar em casa, como evitar deixar portas, janelas ou portões abertos, mesmo que seja apenas para ir deitar o lixo fora; estar atento à presença de suspeitos nas imediações da habitação ou verificar a identidade de quem bate à porta, antes de a abrir.

O agente recordou que “os uniformes não chegam para garantir a identidade de uma pessoa que se apresenta à porta de nossa casa”. E muitos assaltos acontecem com a simples abertura da porta a alguém que toca à campainha ou a informações que se passam num telefonema.

Colocar um visor e uma corrente na porta podem evitar problemas graves, assim como criar laços de solidariedade com vizinhos pode ser muito útil em caso de perigo, alertou, ainda, o comandante da esquadra.

Sobre os objetos de valor, António Caroça chamou a atenção para a necessidade de se espalharem por vários sítios da habitação, e evitar concentrá-los nos guarda-fatos, mesas de cabeceira ou latas de cozinha, pois são habitualmente os mais usados, e os primeiros a serem procurados pelos assaltantes.

Na rua, os conselhos de segurança são também os que previnem a colocação da pessoa em situação de perigo.

Evitar andar com valores, tanto dinheiro como jóias, são meio caminho andado para garantir maior segurança, assim como evitar passar informações sobre vizinhos, muitas vezes o primeiro passo para o assalto ou burla que ocorre no dia seguinte.

O agente solicitou à audiência que informasse, de imediato, as forças de segurança sobre situações suspeitas, pois só assim a atuação será mais rápida e eficaz.

A próxima ação de sensibilização deverá decorrer no dia 8 de março, dia da mulher.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao