Q

Previsão do tempo

15° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
15° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C

Ação de Sensibilização sobre “Burlas a Idosos”

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se na sexta-feira, 22 de fevereiro, na biblioteca municipal da Nazaré, a primeira de algumas acções de sensibilização para alguns cuidados de segurança a adotar perante vários sinais de perigo, como as “burlas”. “Burlas a idosos” foi o tema da primeira ação, desenvolvida entre a Câmara da Nazaré e a esquadra local da PSP.

O comandante da esquadra, António Caroça, apresentou alguns conselhos de segurança a adotar em casa, como evitar deixar portas, janelas ou portões abertos, mesmo que seja apenas para ir deitar o lixo fora; estar atento à presença de suspeitos nas imediações da habitação ou verificar a identidade de quem bate à porta, antes de a abrir.

O agente recordou que “os uniformes não chegam para garantir a identidade de uma pessoa que se apresenta à porta de nossa casa”. E muitos assaltos acontecem com a simples abertura da porta a alguém que toca à campainha ou a informações que se passam num telefonema.

Colocar um visor e uma corrente na porta podem evitar problemas graves, assim como criar laços de solidariedade com vizinhos pode ser muito útil em caso de perigo, alertou, ainda, o comandante da esquadra.

Sobre os objetos de valor, António Caroça chamou a atenção para a necessidade de se espalharem por vários sítios da habitação, e evitar concentrá-los nos guarda-fatos, mesas de cabeceira ou latas de cozinha, pois são habitualmente os mais usados, e os primeiros a serem procurados pelos assaltantes.

Na rua, os conselhos de segurança são também os que previnem a colocação da pessoa em situação de perigo.

Evitar andar com valores, tanto dinheiro como jóias, são meio caminho andado para garantir maior segurança, assim como evitar passar informações sobre vizinhos, muitas vezes o primeiro passo para o assalto ou burla que ocorre no dia seguinte.

O agente solicitou à audiência que informasse, de imediato, as forças de segurança sobre situações suspeitas, pois só assim a atuação será mais rápida e eficaz.

A próxima ação de sensibilização deverá decorrer no dia 8 de março, dia da mulher.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter