Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
10° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Ascensor da Nazaré retomou o funcionamento após paragem para manutenção

LUSA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ascensor centenário que liga o centro da vila ao sítio da Nazaré retomou hoje o funcionamento, depois de um mês parado para manutenção

“Os Serviços Municipalizados da Nazaré concluíram com sucesso todos os testes de segurança necessários, pelo que o centenário ascensor regressou ao serviço, assegurando o transporte de passageiros”, anunciou hoje a câmara numa nota enviada à imprensa.

O elevador, com 123 anos, estava com o funcionamento suspenso desde o dia 03 de dezembro de 2012 para permitir a manutenção anual do equipamento.

A suspensão temporária do ascensor acontece todos os anos, em períodos de menor afluência de utilizadores, para realização de obras de manutenção da linha e das carruagens, visando assegurar o cumprimento de todos os critérios de segurança e de conforto.

A manutenção do elevador, obrigatória por lei e coordenada pela empresa responsável pela certificação, foi efetuada por funcionários dos serviços municipalizados.

O ascensor da Nazaré baseia-se num sistema de tração por cabo, numa linha com cerca de 320 metros de extensão e inclinação de 42% .

Funciona ao longo de todo o ano, como meio privilegiado de transporte de habitantes locais e de turistas, entre a Nazaré e o denominado sítio da Nazaré, situado a 120 metros de altitude.

De acordo com Afonso Ova, o elevador, que normalmente transporta cerca de um milhão de pessoas, conheceu em 2012 “uma ligeira diminuição em termos de turistas”, tendo sido usado por cerca de 950 mil passageiros.

DYA // ROC.

Lusa/Fim

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal