Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C

PS defende continuidade da Empresa Municipal Nazaré Qualifica

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Walter Chicharro, presidente da concelhia socialista da Nazaré, defendeu no passado dia 18 a manutenção da empresa municipal Nazaré Qualifica. O socialista disse que só aceitaria a extinção da empresa se os seus atuais 96 colaboradores fossem integrados no quadro da câmara.

Uma empresa como a Nazaré Qualifica tem muita importância para projetos que já estão em curso e outros que poderão vir a ser implementados no projeto autárquico do PS e, por isso, rejeitamos o princípio genérico da extinção da empresa municipal, disse Walter Chicharro.

Numa conferência de imprensa para clarificar a posição do PS sobre as empresas municipais, Walter Chicharro e Orlando Rodrigues apresentaram um estudo sobre o papel desempenhado pela Nazaré Qualifica, assim como argumentos a favor e contra a manutenção ou extinção desta entidade empresarial municipal.

O desenvolvimento de valências, que tornaram a empresa “num braço armado do PSD e da suas políticas que visam, primeiramente, encapotar uma suposta redução de despesa das contas da autarquia quando, efetivamente, esta não existe, já que as verbas direcionadas para a empresa municipal são oriundas de subsídios e transferências da Câmara e que levam a que as despesas não diminuam gerando uma gestão em que os funcionários se encontram, na sua grande maioria, a prestar um serviço público mas com um vínculo laboral precário e incerto”, foram algumas das críticas apontadas.

“Ainda assim, se ficar esclarecido que para que os trabalhadores desta empresa municipal, ou pelo menos a grande maioria deles, esteja em causa a sua vinculação à mesma e, desta forma, poderem incorrer numa situação de desemprego, o PS abdicará da necessidade prioritária da existência da NQ e deverão estes ser integrados na estrutura orgânica da autarquia, (ao abrigo da Lei 12-A/2008 e da Lei 50/2012, artigos 62º e 65º. 18), referiram.

O PS refutou, ainda, que a empresa desempenhe funções delegadas à Câmara Municipal da Nazaré, e responsabilizou o PSD, assim como o Presidente de Câmara, Jorge Barroso, por “más decisões que têm vindo a afastar o concelho da Nazaré dos níveis de desenvolvimento que os munícipes tanto merecem”.

“O PS reconhece que a situação é muito difícil. O atual executivo estagnou a economia local por 20 anos e já hipotecou por mais 20 o desenvolvimento que a Nazaré tanto necessita, devido à sua gestão ruinosa que culminou com a recente assinatura do PAEL, que inevitavelmente terá reflexos nas empresas e nas pessoas”, disseram, ainda, os socialistas, durante a conferência de imprensa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Câmara investe na Arborização do Parque da Pedralva

A empreitada de arborização de uma área de 2,52 ha do Parque da Pedralva teve início na semana passado e representa um investimento que totaliza os 81.730,45 €. O plano de arborização surge no âmbito da candidatura ao Aviso n.º 11/REACT-EU/2021 – (Re) Arborização...

pedralva