Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
18° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Horticultores do Oeste fazem contas à vida por causa do temporal

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os ventos ciclónicos que fizeram sentir no passado dia 19 provocaram prejuízos a 35 agricultores da região Oeste na ordem dos três milhões de euros, revelou o director regional de agricultura, Nuno Russo. Para além da destruição de 40 hectares de estufas de morangos em Torres Vedras e Caldas da Rainha, cerca de cem hectares de área de cultivo foram afetados, segundo um levantamento feito pela Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO), a que se junta a estimativa de alguns agricultores da região, que ainda estão a fazer contas aos prejuízos.

Contudo, o cenário não é tão grave como o que se verificou em dezembro de 2009, quando os horticultores viram mais de metade das suas estufas destruídas pelo temporal e teve de se recorrer à importação para conseguir dar resposta à procura de produtos hortícolas, já que se deixou de ter capacidade de produzir bens como alface e tomate em quantidade suficiente. Na ocasião, foram destruídos mais de 250 hectares e houve 40 milhões de euros de prejuízos.

“Tivemos uma série de estragos e estamos a acabar o levantamento para fazer chegar o relatório ao Ministério da Agricultura”, afirmou António Gomes, presidente da AIHO, adiantando que na zona de Torres Vedras “houve cerca de trinta hectares de estufins de morangos destruídos por completo pelo mau tempo, envolvendo seis produtores, e sessenta hectares de estufas de hortícolas em Torres Vedras e Lourinhã ficaram com os plásticos danificados, chegando os prejuízos próximo de um milhão de euros”.

Para além disso, “as culturas ao ar livre também sofreram”, apontou, sublinhando que ficou “bastante afetada a coluna das favas, ervilhas e bróculos”. Devido aos estragos, a produção também ficará atrasada.

Nas Caldas da Rainha dez hectares de estufas de morango ficaram completamente destruídos, causando prejuízos superiores a um milhão de euros. Em risco estão 80 postos de trabalho.

“Ficou quase tudo destruído, nem sequer fiz as contas. Mas é um balúrdio”, desabafou Ana Paula, dona de um hectare de estufas em Trabalhias, nas Caldas da Rainha.

A agricultora tinha alfaces, grelos e couve-coração em treze estufas. “Só duas escaparam, mas não vou desistir. É disto que vivemos”, indicou.

“Acho que há seguros que cobram os prejuízos, só que são muito caros. Os outros cobram tão pouco e não compensa estar a pagar um seguro para receber cem euros”, lamentou.

“Não temos seguros agrícolas que contemplem a maior parte desses estragos, é um tema polémico que tem estado em discussão no Ministério da Agricultura”, sustentou o presidente da AIHO. António Gomes disse desconhecer se os prejuízos poderão ser compensados pelas ajudas do Estado, mas assegurou “os técnicos já se deslocaram aos locais de maior vulto e vamos enviar um levantamento ao Ministério”.

Feliz Alberto Jorge, secretário-geral da Associação de Agricultores do Oeste, é mais pessimista: “A associação está parada porque deixou de haver apoios e estávamos a trabalhar com algumas câmaras, que não pagam e ficaram a dever. Fartei-me de trabalhar de borla. Apresentámos vários projetos de desenvolvimento rural e nada, e deixou de haver possibilidade das associações darem apoio técnico aos agricultores. Esta história de ter de se voltar à agricultura, não passa do papel, porque não há candidaturas nem crédito”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter