Há duas candidaturas aprovadas, uma que financia a construção do centro de dia (Promar) e outra da DGAL (direcção geral das autarquias
locais) que comparticipa os serviços administrativos, e uma ainda aguardar, relativa à construção das salas da creche, serviço que funciona, atualmente, em instalações provisórias.
“A lavandaria, a cozinha e os refeitórios do Centro estão concluídos e a funcionar, mas até ao final do ano, esperamos concluir o que falta, e ter a sede em pleno funcionamento”, disse Rui Oliveira.
A par da obra, o equilíbrio financeiro da Instituição é outro grande objetivo da direcção, eleita em dezembro de 2012.
Desde julho de 2012, no âmbito de um protocolo com a Segurança Social, o Centro é responsável pela cantina social do concelho, servindo diariamente 50 refeições às freguesias de Famalicão, Valado e Nazaré.
“Foi mais um esforço que a instituição teve que fazer, a vários níveis, contando com o apoio financeiro da Segurança Social”, informou.
Sobre o serviço, Rui Oliveira refere que “no final de Setembro, esgotamos o limite das 50 refeições”.
“Temos várias pessoas referenciadas, que estão a aguardar que lhes possa ser prestado apoio. Estamos, neste momento, a aguardar a formalização de novo acordo com a Segurança Social para alargar a 80 o número de refeições diárias, o que revela que há um conjunto alargado de pessoas que estão a precisar deste apoio”, disse.
Ainda de acordo com o responsável pelo Centro Social, houve uma adesão muito grande a este serviço da cantina social do concelho.
Das 50 refeições, cerca de 8 são servidas na freguesia de Famalicão, e as restantes são destinadas às outras duas freguesias do concelho.
“Corresponde a um conjunto de situações sociais, sobretudo nas freguesias de Valado dos Frades e da Nazaré, que desconhecíamos”, disse Rui Oliveira.
0 Comentários