Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Construção do Centro de Dia de Famalicão é objetivo do Centro Social

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Rui Oliveira toma posse este mês para mais um mandato de dois anos à frente do Centro Social de Famalicão. A conclusão da sede ainda este ano, com a construção do centro de dia, as salas da creche e dos serviços administrativos, é um dos objetivos da nova direção.

Há duas candidaturas aprovadas, uma que financia a construção do centro de dia (Promar) e outra da DGAL (direcção geral das autarquias

locais) que comparticipa os serviços administrativos, e uma ainda aguardar, relativa à construção das salas da creche, serviço que funciona, atualmente, em instalações provisórias.

“A lavandaria, a cozinha e os refeitórios do Centro estão concluídos e a funcionar, mas até ao final do ano, esperamos concluir o que falta, e ter a sede em pleno funcionamento”, disse Rui Oliveira.

A par da obra, o equilíbrio financeiro da Instituição é outro grande objetivo da direcção, eleita em dezembro de 2012.

Desde julho de 2012, no âmbito de um protocolo com a Segurança Social, o Centro é responsável pela cantina social do concelho, servindo diariamente 50 refeições às freguesias de Famalicão, Valado e Nazaré.

“Foi mais um esforço que a instituição teve que fazer, a vários níveis, contando com o apoio financeiro da Segurança Social”, informou.

Sobre o serviço, Rui Oliveira refere que “no final de Setembro, esgotamos o limite das 50 refeições”.

“Temos várias pessoas referenciadas, que estão a aguardar que lhes possa ser prestado apoio. Estamos, neste momento, a aguardar a formalização de novo acordo com a Segurança Social para alargar a 80 o número de refeições diárias, o que revela que há um conjunto alargado de pessoas que estão a precisar deste apoio”, disse.

Ainda de acordo com o responsável pelo Centro Social, houve uma adesão muito grande a este serviço da cantina social do concelho.

Das 50 refeições, cerca de 8 são servidas na freguesia de Famalicão, e as restantes são destinadas às outras duas freguesias do concelho.

“Corresponde a um conjunto de situações sociais, sobretudo nas freguesias de Valado dos Frades e da Nazaré, que desconhecíamos”, disse Rui Oliveira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn