Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 22° C
20° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 22° C

PS recomenda ao Governo um conjunto de orientações com o intuito de valorizar a arte xávega

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O PS recomendou ao Governo um conjunto de orientações com o intuito de valorizar a arte xávega. A possibilidade de criar um sistema de monitorização de recursos de pesca (nomeadamente do carapau e da cavala); incumbir a comissão mista criada junto da Secretaria de Estado do Mar de definir orientações para a produção de estudos técnicos e científicos sobre esta arte de pesca tradicional e os seus impactos nos recursos de pesca, na economia local, no turismo e na valorização dos valores culturais e etnográficos; desenvolvimento de uma campanha de comunicação e sensibilização para a preservação e valorização da arte xávega; criação de uma rede de infraestruturas para a primeira venda de pescado associado às embarcações licenciadas com a arte da xávega; e a possibilidade de alargamento do regime de exceção, são algumas das propostas dos deputados do PS, neste Projeto de Resolução.

A artexávega encontra-se, atualmente, restringida em termos de licenciamento, nomeadamente por via de uma época de pesca muito curta, da captura de uma gama muito limitada de espécies e, ainda, da sua dimensão mínima de captura.

Embora considerando as suas especificidades, desde sempre tem existido a preocupação de garantir a continuidade desta atividade tradicional, atentas as mais-valias que lhe estão associadas, nomeadamente por via do incremento do turismo, da promoção dos valores culturais e etnográficos, e, ainda, como empregadora em comunidades mais desfavorecidas.

Os dados de 2011 referem a arte da xávega como parte importante da economia local das respetivas comunidades.

Ainda assim, referem os socialistas, “uma arte de pesca tradicional como é a xávega não pode deixar de estar sujeita a práticas de pesca responsáveis, embora mereça especial consideração, sob pena do seu desaparecimento”.

Para os deputados do PS é fundamental que sejam “ponderadas as especificidades desta arte ancestral, o seu interesse turístico e a importância das espécies capturadas enquanto elemento iconográfico determinante da cultura gastronómica nacional”, solicitando ao Governo que defenda, no âmbito do Regulamento (CE) n.º 850/98 do Conselho, de

30 de Março de 1998, um regime derrogatório para artes de pescas imemoriais, como, aliás, existe para muitas artes de pesca em muitos países da União Europeia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

CDU questiona executivo da Câmara sobre o destino de pescado fresco

A CDU exigiu esclarecimentos sobre o destino dado a uma quantidade elevada de pescado fresco adquirido pela Câmara Municipal alegando destinar-se às cantinas escolares. “Recebemos informações de que o Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, pode...

joao delgado