Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 13° C
16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
17° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C

Lar da Associação de Bem Estar e Ocupação dos Tempos Livres de Pataias inaugurado

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi inaugurado no sábado o Lar da Associação de Bem Estar e Ocupação dos Tempos Livres de Pataias (ABEOTLP). Com 35 camas, 25 das quais já ocupadas, o Lar custou um milhão de euros, totalmente suportados pela instituição.

“Os apoios vieram de particulares, da Junta de Freguesia de Pataias e Câmara Municipal de Alcobaça”, disse Anabela Mariano, diretora técnica da ABEOTLP.

A necessidade de ampliação das instalações começou a ser desenvolvida em 1997, com a Associação a apresentar candidaturas a apoios para a obra, primeiro ao programa ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) e, depois, ao Programa Operacional Potencial Humano (POPH ), ambas sem sucesso.

Foi através de várias campanhas junto da população e dos apoios das instituições públicas locais que a obra avançou, e pode, a partir de agora, alargar a sua prestação de serviços à vila, ao nível da terceira idade.

“Era uma lacuna. Acaba por complementar o serviço prestado pela Instituição, aos idosos”, disse a directora.

Para Feliciano Barreiras Duarte, que presidiu à inauguração do Lar, a concretização da obra “é um exemplo de como mais uma vez no nosso distrito, em particular Pataias, todos, especialmente os que aceitaram o desafio de levar esta obra por diante e de fazer jus ao seu código genético que tem sido muitas vezes esquecido pelos governantes”.

O Secretário de Estado disse, ainda, sobre a determinação da região em realizar os seus projectos que “a sociedade civil (do distrito) é a solução e o Estado é muitas vezes o problema”, acrescentado que ”Pataias deu o exemplo”.

Do investimento total de 1 milhão de euros, mais de 40 mil euros foram destinados ao equipamento do Lar.

O governante transmitiu, durante a cerimónia de inauguração das instalações, que “39 mil euros serão assumidos pela administração central, que os entregará dentro das próximas semanas”.

“São o resultado de uma negociação de Maria do Céu Mendes (segurança social), fechada ao final do dia de sexta-feira, véspera da inauguração do Lar”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...

Trabalhadores dos rebocadores costeiros veem as suas pensões repostas

Trabalhadores dos navios rebocadores costeiros viram as suas pensões suspensas durante cerca de dois anos devido a uma reinterpretação da Lei. Para além da suspensão, o Centro Nacional de Pensões impunha a reposição das pensões auferidas nos dois últimos anos....

rebocador 1