Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
13° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
12° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C

Anúncio do North Canyon 2013 para breve

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Chegou ao fim a 3.ª edição do Zon North Canyon Show 2012, a ação de exploração das ondas gigantes da Nazaré liderada por Garrett McNamara, que decorreu nos meses de Outubro e Novembro, com a organização a falar em sucesso.

Em breve será comunicado o projeto a desenvolver em 2013.

Em 2012, o Zon North Canyon Show contou com a participação especial de vários atletas conceituados no mundo do surf, como Kelly Slater e Joel Parkinson, e de experts internacionais no surf em ondas grandes, como Andrew Cotton, Eric Rebiere, Sílvio Mancusi; e dos portugueses João Macedo, José Gregório, Ruben Gonzalez e Hugo Vau.

Para Garrett McNamara, a edição de 2012 foi mais uma vez repleta de ação: “Durante os dois meses que permaneci na Nazaré tive a oportunidade de surfar vários dias de ondas grandes, algumas que certamente farão parte dos Billabong XXL, e de inclusivamente passar pelo maior wipeout da minha vida”.

Sobre os 3 anos deste projeto, Garrett McNamara, refere que encontrou “um local com ondas de classe mundial e com pouca gente por perto”, e que se sente ”honrado por ter sido adotado pela comunidade portuguesa”, adiantando estar “desejoso para voltar nos próximos anos”.

Para a organização, o ZON North Canyon Show, uma aposta da Câmara Municipal da Nazaré e da Nazaré Qualifica, com o patrocínio da ZON, chegou ao fim destes 3 anos com vários sucessos alcançados.

“A primeira fase do projeto North Canyon está cumprida. Os objetivos delineados foram totalmente atingidos com o apoio da ZON e de todos os outros patrocinadores e apoios institucionais. A colocação da Praia do Norte e da Nazaré no mundo do surf, a comunicação global constante e a atração de patrocinadores interessados em desenvolver projetos na Nazaré foram os principais objetivos atingidos. A responsabilidade é enorme e esperamos não defraudar as expetativas para os próximos anos. Aquilo que começou como um projeto de pura comunicação acabou por envolver toda a comunidade como as escolas, agentes económicos, bombeiros, marinha portuguesa, pescadores etc. Um verdadeiro projeto da Nazaré e de Portugal para o Mundo. Um abraço especial ao Garrett McNamara em agradecimento por tudo”, Miguel Sousinha.

Este foi o ano de confirmar a Nazaré como um dos locais privilegiados para a prática dos desportos de ondas. Garrett McNamara, que contou com o britânico Andrew Cotton como parceiro, teve a visita de alguns dos melhores surfistas do mundo: Kelly Slater, Joel Parkinson Andrew Cotton, Eric Rebiere, Sílvio Mancusi e dos portugueses João Macedo , Jose Gregório , Ruben Gonzalez e Hugo Vau, que puderam usufruir de grandes ondas na Praia do Norte.

Ao longo destes três anos foram filmados três documentários, que registam a atividade desportiva de Garrett McNamara e o quotidiano da vila da Nazaré. Os dois primeiros, relativos a 2010 e 2011 estão disponíveis gratuitamente no Videoclube dos Clientes da ZON.

O ZON North Canyon Show marcou ainda a entrada da ZON no segmento desportivo do surf. A renovação do patrocínio ao projeto fez parte da estratégia de associação da marca ao desporto, nomeadamente aos desportos radicais.

“Temos um balanço muito positivo de mais uma expedição do ZON North Canyon. O projeto está ter um contributo valioso para o desenvolvimento do surf e promoção de Portugal enquanto destino de eleição para desportos de mar. A ZON continuará a apostar no desporto, particularmente em projetos inovadores e diferenciadores como o ZON North Canyon. É um projeto acarinhado dentro da ZON desde o primeiro momento, que esperamos desenvolver e aprofundar em estreita colaboração com os nossos parceiros Câmara Municipal da Nazaré Nazaré Qualifica e Garrett McNamara”, Pedro Faraústo, Diretor de Produto da ZON.

Garrett McNamara é um dos surfistas de grandes ondas mais conceituados do mundo. Na última década tem percorrido o mundo em busca de novos desafios no mar e desde logo ficou surpreendido com o potencial das ondas da Nazaré, em especial das da Praia do Norte, que está sob o efeito do fenómeno conhecido como “Canhão da Nazaré”. Trata-se de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade. O “Canhão da Nazaré” canaliza a ondulação do Oceano Atlântico para a Praia do Norte criando grandes ondas e proporcionando condições únicas para a prática desta modalidade.

Record mundial

O ponto alto do ZON North Canyon Show chegou em 2011, a 1 de novembro, dia em que Garrett McNamara surfou a maior onda de sempre, o que lhe valeu a conquista do Prémio de Maior Onda nos Billabong q g XXL Global BigWave Awards e a entrada no Guinness Book of Records. Este feito levou a Nazaré a alcançar um dos grandes objectivos propostos: a promoção internacional desta vila portuguesa como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes.

Tiago Pires critica existência de dois CARsurf a meia hora de distância

O surfista português Tiago Pires disse, em entrevista ao Jornal A Bola, que “não faz sentido ter um Centro de Alto Rendimento de Surf na Nazaré e outro em Peniche, a meia hora de distância um do outro.

Tiago Pires foi mais longe dizendo que “não há equipas de surf para fazer tantos estágios”.

O resultado, disse o atleta, é ter os dois centros de alto rendimento “a maior parte do tempo abandonados e sem dinheiro”.

Tiago Pires refere que o “dinheiro investido nos (CARsurf) deveria ser investido nos Clubes”.

O Centro de Alto Rendimento da Nazaré ainda está em construção, prevendo a autarquia que a sua conclusão possa acontecer dentro de pouco tempo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter