Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 21° C
17° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
17° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C

Walter Chicharro apresentado como candidato do PS às autárquicas 2013 na Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Candidato promete auditoria às contas da Câmara Walter Chicharro apresentou, no sábado, 1 de dezembro, a sua candidatura à Câmara Municipal da Nazaré nas eleições autárquicas de 2013. A sessão de apresentação contou com a presença de militante, do líder da juventude socialista nazarena, Ivo Baptista, do presidente da federação, João Paulo Pedrosa, e do secretário nacional, Joaquim Raposo.

Sobre a candidatura, Walter Chicharro disse que foi resultado de “uma escolha serena, ponderada, e com uma base de apoio com um tão grande número de pessoas”.

“A confiança dada pelos militantes” é para o, agora, candidato a sua “maior motivação” para aceitar o desafio de se submeter aos votos dos nazarenos daqui a cerca de um ano.

Como primeira medida do executivo socialista da Nazaré, caso venha a ser essa a decisão do eleitorado, Walter Chicharro anunciou a realização de uma auditoria externa às contas da autarquia.

“Uma análise pormenorizada e independente que mostre preto no branco o estado das finanças locais e que que será disponibilizada no portal do município. Todos, sem excepção, poderão ver com transparência o que economica e financeiramente foi feito nos últimos vinte anos”, disse.

Sobre o período de dificuldades que o país e o concelho atravessam, Walter Chicharro disse que se trata de um “período particularmente difícil da relação entre a sociedade civil e os políticos”.

Os reflexos das dificuldades do pais na Nazaré têm “efeitos devastadores”, disse o candidato, acrescentando que “a cada dia que passa, fecha comércio, aumenta o desemprego e emigram jovens e menos jovens”, o que a transforma num “concelho em contínuo empobrecimento”.

Walter Chicharro enumerou, depois, a obra não cumprida pelo PSD em 20 anos de poder, liderado por Jorge Barroso, como “a habitação jovem em Fanhais; o centro escolar em Famalicão; a Área de localização empresarial no Valado ou o Hospital e um teleférico na Pederneira e, ainda, a marina oceânica na Nazaré”, entre outros.

“O Concelho podia estar em condições de iniciar um novo ciclo, mas passados estes anos de política de cosmética, vemos uma Nazaré confrontada com uma dívida de 50 milhões de euros, cerca de cinco vezes a receita real anual do município”, frisou.

Para o candidato socialista, o concelho da Nazaré vive “hoje uma realidade muito diferente da ilusão governativa dos últimos 20 anos”, com custos que as próximas gerações irão pagar.

“Assistimos ao aumento exponencial do preço da água, do saneamento e dos resíduos sólidos urbanos”, acrescentou.

O socialista referiu, ainda, as novas taxas, que irão entrar em vigor no Município, passando para “o máximo permitido por lei, fruto da adesão ao PAEL, o Programa de Apoio à Economia Local”, apelando, de seguida, à mudança, prometendo, caso seja eleito, uma forma de fazer política diferente.

Como apostas para fazer diferente, Walter Chicharro disse que o futuro está no “regresso à economia do mar”.

“O mar tem que ser um fator diferenciador e de valorização económica, social e cultural da Nazaré e de toda a região”.

A revitalização do Porto da Nazaré; a certificação da qualidade do pescado do mar da Nazaré; a criação de energias renováveis offshore, através do aproveitamento das marés e do vento; o estudo e pesquisa do canhão da Nazaré através da ligação às universidades e politécnicos, foram também apontados, pelo candidato, como prioridades de atuação da sua governação.

“Portugal prepara-se para ter a maior zona económica exclusiva. O concelho estará na frente do ressurgimento da nossa cultura marítima”, realçou Walter Chicharro, que prometeu, ainda, aproveitar muito bem a “oportunidade excepcional” dos próximos apoios comunitários, no âmbito do QREN e dos programas operacionais.

Walter Chicharro classificou como “imperiosa” a construção e dinamização da Área de Localização empresarial do Valado dos Frades, para “tornando o concelho mais atractivo ao investimento”, prometendo, caso o PS chegue à liderança da Câmara, “uma série benefícios e condições especiais aos empresários empenhados e empreendedores, que manifestem intenção de fixar a sede das suas empresas naquela espaço”.

Com um discurso fortemente voltado para a revitalização da economia, Walter Chicharro elegeu, também, a ação social como pilares da sua atuação, afirmando que “as famílias do concelho são a sua primeira preocupação, através, nomeadamente, da otimização da rede social do concelho”.

O candidato apelou, no final do seu discurso, à participação de todos os socialistas em torno desta candidatura, “colaborando, participando, intervindo”, para que todos se revejam no programa final do Partido Socialista.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter