VII Encontro da Mútua dos Pescadores reuniu em Peniche

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O representante da Mútua dos Pescadores na Nazaré, João Paulo Delgado, esteve presente no VII Encontro Mútua dos Pescadores, que decorreu em Peniche, no passado dia 10, que serviu para falar do setor e de projetos deste grupo ligado à segurança desta classe profissional.

O encontro estruturou-se em torno da Conferência final MARLEANET, da apresentação pública da recém-criada Sociedade Portuguesa de Saúde Marítima e da Sessão Solene de comemoração do 70º aniversário da Mútua, com o lançamento de Mútua dos Pescadores – Biografia de Uma Seguradora da Economia Social, do historiador Álvaro Garrido.

Na primeira parte apresentaram-se os resultados do projeto Marleanet, em que participaram Pierre Bouges, que coordena a equipa pedagógica do CIN de S. Mandrier, em França, e Knud Kusche, com contributos para uma reflexão mais aprofundada sobre os desafios da formação tecnicamente assistida.

Seguiu-se a apresentação da Sociedade Portuguesa de Saúde Marítima, ideia que há muito tempo estava nos anseios de pessoas e entidades ligadas aso sector e que o Projecto, pela sua dinâmica, veio impulsionar.

A apresentação da Biografia da Mútua foi um momento alto do Encontro, nomeadamente para os trabalhadores, dirigentes e colaboradores desta cooperativa de utentes de seguros.

A Mútua dos Pescadores é uma seguradora da economia social, uma entidade privada com 70 anos de história mutualista e hoje organizada em forma de cooperativa, que é chamada pelo promotor do projeto MARLEANET para contribuir com um olhar externo numa parceria de centros de formação ligados às profissões do mar. Um olhar com experiência na área de projetos e com capacidade de envolvimento dos agentes do sector, valorizando a sua presença e o seu contributo, atribuindo grande visibilidade à componente da procura A Mútua desenvolve uma atividade seguradora historicamente dirigida ao setor da pesca e que hoje se diversificou ao cluster do mar e ao sector cooperativo e social, assegurando a proteção generalizada dos seus associados e seus bens. A Mútua assume uma responsabilidade social que excede a sua missão económica de seguradora.

A segurança no mar é a área de maior importância da sua intervenção social e a formação uma ferramenta essencial nesse trabalho.

Desenvolvido desde 1988, o programa de Formação Profissional para a Salvaguarda da Vida.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Praias nazarenas novamente com ‘Qualidade de Ouro’

As praias da Nazaré e do Salgado foram novamente distinguidas com o prestigiado Galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Este galardão, atribuído há quase 15 anos, reconhece a qualidade excecional da...

nazare