Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

TKD Nazaré termina ano de comemoração dos 25 anos

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No ano das comemorações dos 25 anos da escola de Taekwondo da Nazaré, o XV Torneio da Amizade trouxe 357 atletas de norte a sul de Portugal que se deslocaram a esta vila para mostrar as suas habilidades no combate (Kyorugui). Apesar de ter ficado em 3.º lugar, os 26 atletas nazarenos trouxeram 26 medalhas, o que mostra a qualidade de formação e a disciplina incutidas pelo mestre Armando Hilário, pelo que podemos dizer que as bodas de prata da escola nazarena terminam “com chave de ouro”.

Às 8 da manhã do passado dia 24 de novembro, e, apesar da chuva, já a azáfama se fazia sentir no Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré. As camionetas que transportavam os atletas chegavam a cada instante e o Pavilhão pareceu pequeno para tantos jovens de Dobok e tanta animação. De todo o país, do Algarve ao Minho, passando pelo interior do país, chegavam atletas preparados para mostrar as suas habilidades no combate (Kyorugui), modalidade do Taekwondo mais conhecida por ser uma modalidade olímpica. Cinco ringues estavam já à espera dos pequenos e jovens praticantes de Taekwondo que, à medida que iam chegando, cansados da viagem, iam mostrando a sua ansiedade por combater e mostrar o que têm aprendido com os seus mestres ao longo dos treinos. Para recebê-los, estavam também os pais dos atletas da escola anfitriã que se voluntariaram para estar no bar e atender às necessidades de restabelecer as energias de todos. O nervosismo fazia-se sentir nas bancadas. Quem ia combater com quem? Quando, finalmente, os combates começaram, os gritos entusiasmados dos colegas iam puxando pelo espírito de competição daqueles que estavam no ringue. Pais e treinadores assistiam, nervosos também, e lá iam tentando acalmar os filhos, enquanto desfrutavam de um espetáculo desportivo em que, apesar da luta, há princípios de cortesia que devem ser respeitados. Os atletas da escola anfitriã mantiveram-se “de pedra e cal” no Pavilhão para receber os colegas das outras escolas e fazer claque aos que estavam no ringue, mas também para observar as técnicas de combate utilizadas pelos diferentes atletas das várias escolas, pois segundo os ensinamentos do seu mestre, Armando Hilário, “Às vezes, aprende-se mais quando se perde do que quando se ganha, pois quando ganhamos, não nos preocupamos tanto com o que devemos fazer a seguir, mas quando perdemos, perguntamo-nos por que perdemos e tentamos dar o nosso melhor, numa próxima vez”. Os 276 combates contaram com o júri e a arbitragem de membros das várias escolas presentes no Torneio e de membros da Federação Portuguesa de Taekwondo (Paulo Martins, Ricardo Martins e Jorge Costal). A equipa vencedora, “Jovens d’ouro”, subiu ao pódio para receber o 1.º prémio, no entanto, a maior parte dos atletas já não tinham o Dobok vestido e exibiam apenas a parte de cima do fato, mostrando os calções ou outro tipo de equipamento de desporto, o que não abona a seu favor no que toca ao cumprimento de regras e ao respeito que se deve ter pela filosofia que está subjacente a esta modalidade desportiva. Se apenas três equipas foram premiadas, todas saíram vencedoras: o Torneio da Amizade fez com que as escolas de Taekwondo ficassem mais próximas, recordando a todos que, no desporto, não há raça, sexo, idade ou qualquer outro tipo de diferença entre os atletas. É O que é o Taekwondo?

Taekwondo é uma arte marcial de defesa pessoal coreana. Em sentido literal, Taekwondo significa, de uma forma muito geral, o caminho do pé e da mão. Literalmente, significa:

Tae – significa um sistema de técnicas de pernas;

Kwon – significa um conjunto de técnicas de mãos;

Do -é a arte em si, o caminho ou o método. É a arte de experimentar, procurar o ser superior através do conhecimento do desenvolvimento físico e metafísico.

No Taekwondo existem 4 modalidades desportivas principais:

•Kyorugui, que significa combate, é a forma mais conhecida do Taekwondo. Isto porque esta modalidade faz parte dos jogos olímpicos desde 2000 (Sydney). No Kyorugui 2 oponentes, equipados com colete, capacete, e mais algumas protecções internas, enfrentam-se numa área de combate de 10×10 metros.

•Poomsae, que significa forma, é a outra modalidade de Taekwondo que, embora não tão conhecida, tem muitos adeptos e excelentes atletas de alta competição. Consiste numa série de formas preestabelecidas correspondentes à técnica.

•Kyopa, ou quebra, é a modalidade de Taekwondo que se dedica à quebra de tábuas, placas de gelo, telhas, tijolos…

•Hoo Shin Sul, ou defesa pessoal.

É uma modalidade rica, sem limite de idade, que é bom não só para o corpo, como também para a mente, além de promover a amizade e que se rege por alguns princípios base:

A Cortesia que representa o respeito pelo próximo, a modéstia, o humanismo e a delicadeza. Ser cortês significa ser atencioso, delicado e interessado pelo bem-estar dos outros. A cortesia deve acompanhar o atleta em todos os ses relacionamentos

A Integridade que deve ser uma das qualidades do atleta de Taekwondo. A integridade não é mais do que possuir uma atitude e uma responsabilidade sociais adequadas. É necessário um comportamento com elevado sentido de justiça.

A Perseverança – o praticante de Taekwondo deve manter a sua luta pelos objetivos propostos independentemente das adversidades que lhe surjam. Nunca desistir para se superar a si próprio.

O Auto-Domínio – a capacidade que o atleta possui de controlar as suas emoções e reações de modo a evitar confrontos e usos desnecessários de força, mantendo sempre uma postura de modéstia e humildade.

O Espírito Indomável – Para além de um espírito determinado na busca dos seus objectivos, o praticante deve ter um espírito indomável, isto é nunca ceder a nada que vá contra os seus objectivos de vida ou contra os seus ideais. Nunca ceder a pressões e nunca se deixar influenciar pelos outros.

Resultados da ETN na XV Taça Amizade Em juniores femininos, 46-49 kg, Ana Catarina Brites foi 1ª classificada. Nos 49-52 kg, Mafalda Pinto e Nadine Wysocki, foram terceiras classificadas. Com 59 a 63 kg, a vencedora foi Íris Carriço. No escalão de Iniciados masculinos, 28kg, Bernardo Carvalho, foi 2º. Nos 48 kg, Rodrigo Pinto alcançou também a 2ª posição. Com 56kg, Ian Santos quedou-se pela 3ª posição do pódio. Em femininos, 44kg, Joana Delgado foi 3ª classificada. Em Cadetes masculinos, 45-49 kg, Pedro Rodrigues ficou no 3º lugar do pódio. Nos 49-53 kg, Alexandre Oliveira foi o 1º classificado. No escalão de 5 anos masculinos, a ETN, conquistou um 1º lugar por Dinis Santos, enquanto Gabriel Tomás ficou na 3ª posição. Em femininos Ariana Coutinho, foi 2ª classificada. Em Benjamins femininos <26 kg, Carolina Carvalho, ficou no 1º lugar, enquanto Beatriz Oliveira, <20 kg, alcançou a 2ª posição. Em masculinos, José J. Ramos <29 kg, ficou no2º lugar. Na vertente de Infantis femininos <27 kg, Camila Wysocki alcançou o lugar mais alto do pódio (1º), enquanto, Inês Duarte, <30 kg, quedou-se pelo 3º lugar. Em masculinos, 30-1, Diogo Batista foi 2º classificado. Com 33-1 kg, Tomás Meca foi o 1º classificado. Nos 36kg, Alexandre Murraças foi 3º classificado. Nos 40-1 kg, Pedro Pisco foi 1º, em 40-2 kg, Francisco Paiva foi o 2º classificado. Nos 44 kg, António Salvador, foi o 1º classificado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter