Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
EDITORIAL

A Morte Lenta da Democracia

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Por mais incrível que nos pareça hoje, a democracia foi inventada na Grécia antiga e significa “vontade do Povo”, ou pelo menos, significava – naquela época. Os séculos foram passando e trouxeram consigo outros regimes em que faltavam as virtudes e sobejavam os defeitos. Em Portugal, depois da Monarquia, surgiu a Ditadura (outra espécie de monarquia, mas sem pompa e circunstância) e só quando esta caiu da cadeira do poder, pôde nascer das cinzas de um povo, oprimido e amordaçado, a dita democracia que já tinha sido inventada pelos gregos há séculos.

Caminhou muito devagar essa Democracia. E, para que ela chegasse, muitos homens e mulheres foram detidos, massacrados e humilhados só por se terem feito ouvir, só por terem dito o que pensavam das excelências todas que governavam o país, que era mais seu do que deles. Foram perseguidos pela PIDE, foram atirados para o fundo de calabouços de fortes; outros houve que foram exilados, como se a Pátria-Mãe estivesse a renegar os seus filhos só porque eles tinham aprendido a pensar…

É relativamente nova, a nossa Democracia. Se de uma mulher se tratasse, diríamos que está em idade ativa. Tem muito para dar ao país. Mas está doente. Muito doente. Então se ela representa a vontade do povo e este tem a oportunidade de escolher quem há de governar, como podemos ter andado para trás no tempo ao ponto de manifestantes serem presos por mostrarem o seu descontentamento? Afinal, pensar e dizer em voz alta o que se pensa voltou a ser crime?

O que podemos pensar dessas forças policiais formadas por portugueses que tal como nós têm pais, filhos, problemas e dívidas e que arrastam outros portugueses como se fossem criminosos para trás das grades?

A Monarquia e a Ditadura ainda sobreviveram durante mais tempo. A Democracia tem a morte diagnosticada e jaz, moribunda, à espera que a morte a leve. Só há uma solução para ela: uma nova revolução. Mas para isso, são precisos homens e mulheres de coragem. E o nosso chão já não produz dessa casta…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos