Q

Previsão do tempo

22° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
22° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
25° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C

Empresa Pelletsfirst investe 15 milhões em Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Pelletsfirst, empresa de comercialização de pellets de madeira (combustível à base de madeira) inaugurou a 31 de outubro, a unidade de produção na zona industrial do Casal da Areia, em Alcobaça, que está vocacionada para a exportação. A nova unidade irá dar emprego a 40 pessoas.

O secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, acompanhou a cerimónia, tendo destacado o facto de “estes produtos terem 100% de valor acrescentado nacional, já que toda a matéria-prima é nacional”.

A empresa investiu 14 milhões de euros na nova unidade, dos quais 6 milhões vieram dos fundos comunitários (QREN).

Adiantando que “o desígnio da reindustrialização é relevante e urgente e mais do que nunca o QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) terá de estar ao serviço da reindustrialização das regiões”, o governante anunciou que “o Governo está a preparar Programa “Valorizar” e uma nova política, cujo foco é criar valor com o território”.

Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, reconheceu “a importância do investimento” feito, que vai criar novos postos de trabalho, “muito importantes para o concelho”.

Por sua vez, João Magalhães, administrador da Pelletsfirst, referiu que “este investimento, próximo dos 15 milhões de euros, vai permitir uma produção mensal de 120 toneladas de pellets, destinadas exclusivamente à exportação”.

Os pellets (um tipo de combustível produzido a partir de serragem ou serradura de madeira refinada e seca, comprimida em pequenos rolos), serão produzidos a partir de resíduos de madeira adquiridos a pequenas empresas da região e exportados, sobretudo, para os países nórdicos, onde este tipo de combustível é mais utilizado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter