Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 15° C
18° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
18° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C

Empresa Pelletsfirst investe 15 milhões em Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Pelletsfirst, empresa de comercialização de pellets de madeira (combustível à base de madeira) inaugurou a 31 de outubro, a unidade de produção na zona industrial do Casal da Areia, em Alcobaça, que está vocacionada para a exportação. A nova unidade irá dar emprego a 40 pessoas.

O secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, acompanhou a cerimónia, tendo destacado o facto de “estes produtos terem 100% de valor acrescentado nacional, já que toda a matéria-prima é nacional”.

A empresa investiu 14 milhões de euros na nova unidade, dos quais 6 milhões vieram dos fundos comunitários (QREN).

Adiantando que “o desígnio da reindustrialização é relevante e urgente e mais do que nunca o QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) terá de estar ao serviço da reindustrialização das regiões”, o governante anunciou que “o Governo está a preparar Programa “Valorizar” e uma nova política, cujo foco é criar valor com o território”.

Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, reconheceu “a importância do investimento” feito, que vai criar novos postos de trabalho, “muito importantes para o concelho”.

Por sua vez, João Magalhães, administrador da Pelletsfirst, referiu que “este investimento, próximo dos 15 milhões de euros, vai permitir uma produção mensal de 120 toneladas de pellets, destinadas exclusivamente à exportação”.

Os pellets (um tipo de combustível produzido a partir de serragem ou serradura de madeira refinada e seca, comprimida em pequenos rolos), serão produzidos a partir de resíduos de madeira adquiridos a pequenas empresas da região e exportados, sobretudo, para os países nórdicos, onde este tipo de combustível é mais utilizado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estabilização das arribas da Nazaré será feita em 8 meses

O investimento de 1,7 milhões, com financiamento do POSEUR, irá intervir numa área desde o miradouro do largo de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio, à plataforma superior da gare do ascensor A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) apresentou, no passado dia 25, na...

arribas 2

Exposição Carnaverse na Galeria Paul Girol

Ricardo Leandro expõe Carnaverse na Galeria Municipal Paul Girol, espaço dedicado às artes e artistas locais ou com obra produzida sobre a Nazaré. Carnaverse é uma analogia ao metaverso e a uma nova forma de olhar para o Carnaval da Nazaré, através das artes...

exposicao