Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Praia do Norte à espera de ondas para o Red Bull Mito

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na Praia do Norte, na Nazaré, aguarda-se que se registem ondas com pelo menos 10 metros para dar início à Red Bull Mito, uma competição internacional de surf de ondas gigantes. A chamada pode acontecer a partir de agora até 30 de Novembro.

“Proporcionar uma experiência inesquecível para atletas e fãs de surf e colocar Portugal e a Nazaré no mapa das grandes competições internacionais de surf de ondas gigantes é o principal objetivo do Red Bull Mito”, refere a organização desta prova inserida no evento North Canyon. Para esta primeira edição do Red Bull Mito foram convocadas verdadeiras lendas que dedicam a sua vida à conquista das maiores ondas dos sete mares. A competição arranca quando as condições do mar o permitirem – são necessárias ondas com pelo menos 10 metros – e funciona num sistema de duplas, com um dos elementos a surfar e o outro a conduzir um Jet Ski (tow-in).

Estão confirmados, entre outros, o brasileiro Carlos Burle – que fez história em 2001 ao surfar uma onda de 22 metros em Mavericks

(Califórnia) – o chileno Ramón Navarro, o primeiro a descobrir e surfar a lendária onda de “La Bestia” na costa do seu país – os australianos Ross Clarke-Jones (o primeiro não havaiano a vencer em Waime a Bay a competição em memória de Eddie Aikau) e Tom Carroll (veterano que fez história no surf durante a década de 1980 com dois títulos mundiais do WCT) ou ainda o basco Axi Muniain, o europeu com mais nomeações de sempre nos prémios de surf de ondas grandes (Billabong XXL). Destaque ainda para a participação da dupla Al Mennie e Andrew Cotton, que são também considerados uma grande referência nesta vertente do surf.

As cores portuguesas vão ser defendidas, no Red Bull Mito, pela dupla Ruben Gonzalez e José Gregório. Já o capítulo da segurança foi confiado a uma das maiores lendas vivas do surf de ondas gigantes – o norte-americano Garrett McNamara – que assume aqui o papel de Head of Water Security.

Perseguindo as condições ideais, o período de espera do Red Bull Mito decorre entre 25 de Outubro e 30 de Novembro, com a chamada dos atletas a ser feita com uma antecedência de 72 a 48 horas.

O Red Bull Mito conta com o apoio da Mercedes-Benz, ZON, Go Pro e Nazaré Qualifica.

Os Atletas (duplas)

Carlos Burle + Felipe “Gordo” Cesarano (Brasil) Ramón Navarro (Chile) + Gabriel Villaran (Peru) Ross Clarke-Jones + Tom Carroll (Austrália) Al Mennie (Irlanda) + Andrew Cotton (Reino Unido) Axi Munian + Pablo Garcia (Espanha) José Gregório + Ruben Gonzalez (Portugal)

Equipas de Backup (duplas)

Alternantes 1: Jamie Sterling (Havai) + 1 (a confirmar) Alternantes 2: Eric Rebiere (França) + Will Skudin (EUA) Alternantes 3: Sebastien Steudtner (Alemanha) + Tom Buttler (Reino Unido) Alternantes 4: Gabriel “Gabe” Davies (Reino Unido) + Richie Fitzgerald (Irlanda)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal