Q

Previsão do tempo

19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 19° C
20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 22° C
20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
Surfista Garret McNamara garantiu que “este será outro grande ano para a Nazaré”

Projeto ZON North Canyon Show 2012 apresentado no Forte São Miguel Arcanjo

David Mariano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Forte São Miguel Arcanjo, na Nazaré recebeu a apresentação do projeto Zon North Canyon 2012 no passado dia 4 de outubro, local onde ainda foi inaugurada a exposição “Guardião da Memória”. Este evento surge na sequência do regresso à Praia do Norte do “extreme waterman” Garrett McNamara para mais uma missão de exploração às ondas da Nazaré, ao longo dos meses de outubro e novembro, no âmbito do ZON North Canyon Show 2012. Estamos assim perante o retorno ao local do surfista que fez história ao surfar a maior onda de sempre, feito que lhe valeu o prémio de Maior Onda dos Billabong XXL Global Big Wave Awards e uma entrada no Guinness Book.

Para Garret McNamara “este será outro grande ano para a Nazaré”, já que “no primeiro ano o objetivo foi estudar e explorar, no segundo sentir e usufruir de todo o potencial do ‘Canhão da Nazaré’”. Para este ano, McNamara não vê apenas imensas possibilidades: “ a Nazaré vai mostrar-nos por que se tornou num destino de ondas grandes tão conhecido, e certamente vou poder desfrutar da surfada da minha vida.” Mais: “os últimos dois anos de treino na Nazaré deram-me uma perspetiva única e prepararam-me para esse momento”, declarou.

Também Pedro Faraústo, Diretor de Produto da ZON, referiu que sendo a ZON uma empresa sempre focada na inovação, muitas vezes a inovação comporta igualmente risco. “Este projeto enquadra-se perfeitamente nessa visão e em 2010, quando começámos o ZON North Canyon Show, ninguém apostaria que a maior onda de sempre ia ser surfada em Portugal”, acrescentou. O responsável afirmou também que este ano haverá uma grande surpresa a revelar em breve e que quem quiser ver as sessões de surf em direto poderá fazê-lo a na página de facebook do ZON North Canyon Show.

Já o administrador da Nazaré Qualifica, Miguel Sousinha, referiu que “após um ano de recorde, as expetativas são cada vez maiores”. “Acreditamos que, hoje, este projeto e a Nazaré têm uma responsabilidade acrescida na dignificação do surf e na criação de um spot único a nível mundial”, adiantou. Para Sousinha, “a Nazaré e Portugal devem estar no top mind do surf mundial, pois as condições são únicas para a prática desta modalidade”, acrescentou o responsável.

O Zon North Canyon Show é um projeto de três anos, iniciado em 2010, desenvolvido pela Nazaré Qualifica, em parceria com a Câmara Municipal da Nazaré, e patrocinado pela ZON. O projeto inclui a prática de surf, tow-in e stand up paddle com o objetivo de promover a Nazaré internacionalmente como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes e com o objetivo de filmar três documentários que registam a atividade desportiva de Garrett McNamara e o quotidiano daquela vila – é nesse contexto que o segundo documentário se prepara para estrear brevemente no cinema.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...