Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 11° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 10° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 10° C

Plataforma perfura 100 metros de solo por dia à procura de gás em Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A plataforma que a Mohave Oil instalou na Quinta do Telheiro, em Alcobaça, a alguns metros do Mosteiro, está a perfurar, em média, cerca de 100 metros por dia, durante os próximos 50 dias para avaliar se existe no subsolo gás suficiente para justificar a sua exploração.

A máquina tem como capacidade máxima de sustentação as 300 toneladas, o que equivale a cinco mil metros de profundidade. Segundo Rui Mendes, geólogo da Mohave, “a máquina irá atingir os 3 quilómetros de profundidade em 45 dias”.

As explicações do geólogo foram dadas no dia em que o Governo enviou a Alcobaça o Ministro da Economia, que visitou a plataforma de prospeção de gás em Alcobaça, e procedeu à assinatura de um contrato de concessão de hidrocarbonetos (petróleo ou gás) entre a Mohave Oil & Gas Corporation e a Galp Energia, que adquiriu uma participação de 50 por cento na concessão Aljubarrota-3, por cerca de 4,3 milhões de dólares (3,3 milhões de euros).

O Ministro anunciou, no momento, que tinha sido aprovado um plano de desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos, o que vai ser feito pela primeira vez em Portugal, e que a Mohave estima que resulte na produção de oito mil barris de petróleo por dia.

A empresa anunciou, em março, a possibilidade de se localizar em Alcobaça um importante depósito de gás. Até à data, a Mohave já investiu em Portugal 127 milhões de euros, dos quais cerca de 48 milhões em 2011. A empresa estima atingir, com este plano “uma produção de oito mil barris [de petróleo ou equivalente] por dia”, disse aos jornalistas o administrador da empresa, Arlindo Alves.

A Mohave Oil propõe-se investir, ao longo dos próximos cinco anos, cerca de 230 milhões de euros, contribuindo para a criação de “200 postos de trabalho diretos, além de centenas de empregos indiretos”, disse o Ministro, que sublinhou, ainda, “o papel da indústria de hidrocarbonetos como alavanca do desenvolvimento regional” e defendeu a dinamização do setor como “fonte potencial de captação de investimento, de criação de emprego e de receita para o Estado”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados