Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 18° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 18° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 19° C

Plataforma perfura 100 metros de solo por dia à procura de gás em Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A plataforma que a Mohave Oil instalou na Quinta do Telheiro, em Alcobaça, a alguns metros do Mosteiro, está a perfurar, em média, cerca de 100 metros por dia, durante os próximos 50 dias para avaliar se existe no subsolo gás suficiente para justificar a sua exploração.

A máquina tem como capacidade máxima de sustentação as 300 toneladas, o que equivale a cinco mil metros de profundidade. Segundo Rui Mendes, geólogo da Mohave, “a máquina irá atingir os 3 quilómetros de profundidade em 45 dias”.

As explicações do geólogo foram dadas no dia em que o Governo enviou a Alcobaça o Ministro da Economia, que visitou a plataforma de prospeção de gás em Alcobaça, e procedeu à assinatura de um contrato de concessão de hidrocarbonetos (petróleo ou gás) entre a Mohave Oil & Gas Corporation e a Galp Energia, que adquiriu uma participação de 50 por cento na concessão Aljubarrota-3, por cerca de 4,3 milhões de dólares (3,3 milhões de euros).

O Ministro anunciou, no momento, que tinha sido aprovado um plano de desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos, o que vai ser feito pela primeira vez em Portugal, e que a Mohave estima que resulte na produção de oito mil barris de petróleo por dia.

A empresa anunciou, em março, a possibilidade de se localizar em Alcobaça um importante depósito de gás. Até à data, a Mohave já investiu em Portugal 127 milhões de euros, dos quais cerca de 48 milhões em 2011. A empresa estima atingir, com este plano “uma produção de oito mil barris [de petróleo ou equivalente] por dia”, disse aos jornalistas o administrador da empresa, Arlindo Alves.

A Mohave Oil propõe-se investir, ao longo dos próximos cinco anos, cerca de 230 milhões de euros, contribuindo para a criação de “200 postos de trabalho diretos, além de centenas de empregos indiretos”, disse o Ministro, que sublinhou, ainda, “o papel da indústria de hidrocarbonetos como alavanca do desenvolvimento regional” e defendeu a dinamização do setor como “fonte potencial de captação de investimento, de criação de emprego e de receita para o Estado”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Protocolo do Rendimento Social de Inserção celebrou 15º aniversário

O 15º aniversário do protocolo de RSI (Rendimento Social de Inserção), onde estiveram presentes representantes da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, do Município, entidades pertencentes ao NLI (Núcleo Local de Inserção) e outros técnicos municipais,...

protocolo

Câmara Municipal lança concurso de ideias para requalificação urbana

Está decorrer um concurso de ideias para o projeto de requalificação da envolvente urbana do Castelo de Alcobaça. Trata-se de um desafio que a autarquia lançou à comunidade para que contribua com projetos de intervenção no conjunto das ruas que fazem a ligação...

requalificacao

PS pergunta pelos projetos de Alcobaça candidatos ao PRR

A deputada municipal do PS, Eugénia Rodrigues, perguntou pelos projetos que a autarquia candidatou ao PRR – Plano de Resiliência e Recuperação do Governo português, recentemente aprovado em Bruxelas. O Presidente da Câmara, Herminio Rodrigues, explicou que está...