Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
Evento apresenta-se como homenagem ao trabalho etno-musical de Michel Giacometti

Mosteiro de Alcobaça acolhe espetáculo multi-disciplinar “Rondó da Carpideira”

David Mariano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Integrado nas “Jornadas Europeias do Património”, o Mosteiro de Alcobaça recebe no próximo dia 28 de setembro, sexta, pelas 21h30, o espetáculo “Rondó da Carpideira”, um projeto multi-disciplinar de homenagem ao trabalho de Michel Giacometti com base nas suas recolhas etno-musicais em Portugal, apresentadas no programa de televisão “Povo que Canta” e que tem entrada livre. Criado pelos músicos Mário Marques (saxofonista), Daniel Bernardes (pianista) e Gonçalo Tarquínio (video e conceção visual), o conceito do espetáculo passa por ter músicos em palco a tocar com os cantares e tocares registados por Giacometti.

O espetáculo tem vários momentos de improvisação musical, sempre com base naquilo que foi tocado ou cantado pelos intervenientes nos vídeos, sendo a improvisação um meio de desenvolver musicalmente os temas melódicos ou rítmicos apresentados nos registos.Daniel Bernardes é um jovem pianista e compositor que recebeu o Prémio de Instrumentista na Festa do Jazz 2010 e tem tocado nas principais salas portuguesas. Recebeu encomendas enquanto compositor para variados contextos musicais como o Prémio Jovens Músicos, Orquestra de Sopros ESML e BigBand do Hot Club.

Já Mário Marques é um dos saxofonistas alcobacenses com maior experiência em diversos palcos e projetos nacionais: Orquestra Gulbenkian, The Gift, Amália Hoje, Deolinda, Bernardo Sassetti, Big Band do Hot Club de Portugal foram alguns dos quadrantes musicais com que tem trabalhado. É também professor de saxofone na Universidade de Évora e produtor musical de diversos discos.

Quanto a Gonçalo Tarquinio, é licenciado em Artes Plásticas e participou em várias exposições com instalações, video-arte e projetos multi-disciplinares, tendo-se tornado professor de Artes Visuais, Desenho e História da Cultura e das Artes. É também mentor e produtor do Rabiscuits – Bienal de Arte Experimental, artista residente da Fundação Armazém das Artes e criador da produtora de vídeo Olho de Boi.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobacense Churky participa no Festival da Canção 2023

O Músico Churky, de Alcobaça, é um dos novos valores da música portuguesa que está entre os 20 autores selecionados para a edição de 2023 do festival da Canção. Há mais dois nomes do distrito de Leiria que participam, os Dankunsportif  de Peniche e  Inês...

chuky 1

Novo disco dos The Gift chega às plataformas de streaming

CORAL, o novo disco dos The Gift, editado no passado dia 14 de setembro, apenas disponível em exclusivo na App REV, já chegou a todas as plataformas de streaming. O novo trabalho de estúdio da banda de Alcobaça conta com um conceito único, no qual arriscaram a...

indice