Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C

Impacto do aumento dos combustíveis no setor da pesca

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O aumento do preço dos combustíveis tem vindo a agravar a situação no setor da pesca e a sua viabilidade económica. Segundo a Mutua dos Pescadores, são as embarcações com motores fora de borda, que funcionam a gasolina, o segmento da pesca, já de si desprotegido e vulnerável a outros factores, que mais sofre com estes aumentos.

Com a recente escalada do preço dos combustíveis, “já existem pescadores que não vão ao mar, por não terem dinheiro para a gasolina”, refere esta entidade.

Para João Paulo Delgado “é um facto incontornável que a escalada imparável do preço dos combustíveis, influencia diretamente os resultados finais das empresas, de qualquer setor, e no caso das pescas este fator pesa de sobremaneira. Todas as empresas do setor (sem exceção) estão a sentir o peso demasiado pesado, dos atuais preços dos combustíveis, sem os quais é impossível operar”.

“O segmento da pesca local que utiliza motores fora de borda a gasolina ainda sente de forma mais estranguladora esta questão”, acrescenta.

Para a pequena pesca, vulnerável a vários níveis, seja do ponto de vista da fraca capacidade financeira dos proprietários das pequenas embarcações, seja da fraca organização deste segmento da pesca profissional, “os preços dos combustíveis, aliados aos baixos preços do pescado na primeira venda em lota é quase uma sentença de morte”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Autarcas de Alcobaça apelam a mais investimentos ao Ministro da Economia

Aproveitando a visita do Ministro da Economia, Pedro Reis, os autarcas locais apresentaram alguns dos seus pedidos para a região. Durante a cerimónia de inauguração da ALEB, a presidente da Junta de Freguesia da Benedita, Maria de Lurdes Pedro, aproveitou para...

ministro

Empresários do Oeste reunidos no Museu do Vinho para planear o novo ano

Mais de 100 empresas de toda a região Oeste marcaram presença no Museu do Vinho (22 de janeiro), para a sessão "O que esperar de 2025: Uma análise económica e financeira da região Oeste". Promovida pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, com o apoio da...

Airo