Esta espécie, abundante na costa portuguesa e capturada pela frota do cerco, sem restrições de contingente e de baixo valor comercial, pode e deve ser valorizada, contribuindo para o aumento da rentabilidade da frota.
Confecionar uma cavala de forma rápida e inovadora é o que a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche se propõe ensinar já na próxima sexta-feira, 7 de setembro, em duas aulas de culinária, que se vão realizar no Mercado Municipal da Nazaré das 10 às 11h e das 11 às 12h.
A campanha, desenvolvida em colaboração com os Municípios, as Escolas de Turismo e Hotelaria da região e com a ANICP, decorre nas manhãs de 6ª feira e Sábado, nos Mercados Municipais e Grandes Superfícies, onde os visitantes podem participar em aulas de culinária e degustações gratuitas e aprender a confeccionar receitas inovadoras com Cavala fresca e em conserva.
Os interessados devem inscrever-se no Centro Cultural (antiga lota). As inscrições são gratuitas, e limitadas à participação de 12 pessoas por aula.
Do ponto de vista nutricional a cavala é uma das espécies mais ricas em proteínas e ácidos gordos da série ómega 3, é uma espécie abundante na costa portuguesa. Trata -se de uma espécie com sabor intenso e fácil de preparar, devido à ausência de escamas, cujo consumo a tradição consagrou na confecção de pratos simples e com carácter regional. As suas características gastronómicas e nutricionais justificam também a sua utilização na preparação de um elevado número de pratos em conjunto com outras espécies tanto na cozinha tradicional como nas novas preparações culinárias.
0 Comentários