A redução traduz-se na retirada da subconcessão e regresso à esfera de atuação direta da EP da operação e manutenção da Circular Oriente de Leiria, da Via de Penetração de Leiria, do IC9 entre Alburitel (Vale de Ovos) e Tomar, assim como da EN242 – Variante da Nazaré construída pela subconcessionária.
O entendimento está escrito num Memorando de Entendimento (ME) entre a Estradas de Portugal e a AELO, onde se referem os temas da redução e que representam uma poupança estimada em cerca de 48 milhões de Euros, ao longo da vida da Subconcessão.
A Estradas de Portugal estima reduzir o seu endividamento futuro em montante semelhante ao da redução alcançada, o que corresponde a uma poupança em VAL de 24 milhões de euros.
Com este entendimento, os lanços objeto de redução que regressarão à jurisdição direta da EP, serão mantidos através das suas estruturas operacionais descentralizadas.
A EP prossegue os esforços de redução dos encargos com outras parcerias contratadas, de modo a assegurar a sua sustentabilidade financeira a prazo, nos termos dos objetivos delineados pelo Governo Português.
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