A celebração do Dia Mundial dos Avós no Cadaval ficou, uma vez mais, enquadrada na parceria “Envelhecer Vivendo”, que engloba diversas atividades anuais de organização conjunta entre o município cadavalense e as Instituições Particulares de Solidariedade Social concelhias.
A iniciativa, decorrida no pavilhão Augusto Simões, no Cadaval, contou com a presença de cerca de uma centena de idosos, acompanhados por pessoal auxiliar e técnico e provenientes das sete instituições sociais concelhias, nomeadamente: Associação de Solidariedade Montejunto (Pragança), Campus Social do Olival (Murteira), Cáritas Paroquial do Vilar, Centro de Dia da Dagorda – ASAVIDA, Centro Social Paroquial de Alguber, Centro Social Paroquial de Lamas e Santa Casa da Misericórdia do Cadaval.
Contou ainda com a participação de cerca de 30 crianças provenientes do ATL de Interrupção Letiva do Centro Escolar do Cadaval, acompanhadas por funcionárias do referido estabelecimento bem como da Biblioteca Municipal.
O C.S.P. Lamas proporcionou, com a intervenção dos seus idosos, a atividade “Ginástica com movimento”, ao som de um tema musical conhecido das crianças e onde todos puderam participar. Seguiu-se a exibição teatral do grupo infantil de ATL, baseada em dois contos tradicionais portugueses – “O macaco do rabo cortado” e “Vem aí o Zé das Moscas”.
Os idosos do Centro ASAVIDA interpretaram, por sua vez, uma rapsódia de canções tradicionais portuguesas, para além de um espontâneo momento de declamação de poesia. A festa prosseguiu com a exibição de uma pequena peça teatral, a cargo de utentes da A.S. Montejunto.
Os seniores da Misericórdia do Cadaval captaram a atenção dos mais pequenos com um conjunto de típicas lengalengas, enquanto a Cáritas do Vilar preferiu animar os participantes com uma sessão de movimentos acompanhada com música, que divertiu miúdos e graúdos. Coube ao com música, que divertiu miúdos e graúdos. Coube ao Campus Social fechar o rol das apresentações, através da interpretação de uma canção e de uma história tradicionais, por idosas da referida instituição.
No final, houve ainda lugar à troca de lembranças entre “avós e netos”, sendo que todas as instituições sociais fizeram diversas ofertas às crianças presentes, executadas com intervenção dos respetivos utentes.
Os mais novos, em contrapartida, entregaram, a cada um dos seniores, uma lembrança elaborada, no âmbito do ATL, com material reciclado, nomeadamente pregadeiras para as senhoras e molduras para os senhores.
A atividade terminou com um pequeno beberete aberto a todos os participantes, o qual foi proporcionado pelas instituições sociais presentes e pela Câmara Municipal.
0 Comentários