Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 18° C
17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 19° C
18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 19° C

Assembleia de Alcobaça discutiu reforma administrativa no concelho

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Assembleia municipal de Alcobaça discutiu, no passado dia 20 de julho, a reforma administrativa no concelho. A nova legislação obriga a agregações de freguesias, que já se pronunciaram sobre as fusões, tendo a Câmara de Alcobaça também apresentado as suas propostas sobre a nova administração pública local.

O presidente da Câmara, Paulo Inácio, sugeriu a junção das freguesias de Aljubarrota; agregação dos Montes, Alpedriz e Cós, e que a junção da Vestiaria a Alcobaça, mas também deixou claro que a Câmara estará de acordo com o que for decidido na Assembleia Municipal.

A pouco tempo de uma tomada de decisão, que terá de acontecer até ao final do mês de Setembro, só a junção das freguesias de Aljubarrota parece ser pacifica. Alcobaça deverá, com a nova reforma, receber a Maiorga e a Vestiaria, mas a Maiorga pretende continuar sozinha tal como a Vestiaria. A norte, Alpedriz e Montes aceitam juntar-se, mas rejeitam ficar com a freguesia de Cós, que também prefere manter-se sozinha.

Durante a Assembleia Municipal, os representantes partidários deixaram as suas posições sobre esta questão, tendo o PS deixado claro que respeita as decisões das assembleias de freguesia.

“O PS estará ao lado daquilo que for a decisão das assembleias de freguesia. Nós gostaríamos de nos pronunciar com base em propostas fundamentadas”, disse José Canha.

Do lado do CDS-PP, onde se concorda com a fusão da Vestiaria e Maiorga com Alcobaça, Luís Querido esclareceu que esta união resultaria na “maior freguesia do concelho de Alcobaça. Teríamos outra maneira de estarmos, e com poder necessário para Alcobaça se distanciar das outras freguesias”.

Já a CDU disse que não foi eleita para tomar este tipo de decisões. “Fomos eleitos não para anexar freguesias, mas para defender as freguesias e as populações e a identidade de cada um. A CDU é contra qualquer agregação de freguesias, quaisquer que elas sejam”, disse Isabel Granada.

Pelo Bloco de Esquerda, Adelino Granja apresentou uma proposta para a realização de um referendo local, que obteve apenas um voto a favor. “Não temos legitimidade, não fomos mandatados para deliberar o que quer seja sobre a reorganização administrativa, e muito menos sobre a extinção ou agregação de freguesias”, disse o deputado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Aquisição dos armazéns da Rua D. Pedro V aprovada por unanimidade

Foi aprovada por unanimidade e aclamação na sessão da Assembleia Municipal de 31 de julho, a aquisição dos antigos armazéns situados na Rua D. Pedro V, numa votação considerada “histórica” pelo presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues. Os imóveis serão...

rua d. pedro

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos