Concerto inclui obras de Samuel Barber, Steve Reich ou Thierry de Mey

Do México para Alcobaça: Psappha Percussion Ensemble no Cistermúsica 2012

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
É mais um dos destaques da atual edição do Cistermúsica 2012 e uma das suas grandes presenças internacionais: o Psappha Percussion Ensemble chega expressamente do México para se apresentar no próximo dia 21 de julho, sábado, pelas 22h00, no Mosteiro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro num concerto que inclui obras de autores como Samuel Barber, Steve Reich, Thierry de Mey, Nigel Westlake, Nebojsa J. Zivkovic, Héctor Infanzón, Aldo Rodríguez e Ed Argenziano.

Fundado em 2007, o Psappha Ensemble de Percussão integra atualmente quatro membros da secção de percussão da Orquesta Sinfónica Sinaloa de las Artes (OSSLA). O Psappha Ensemble de Percussão apresentou-se durante as temporadas de música de câmara realizadas pela OSSLA, cujas participações somam as que fizeram no Festival Universitario de la Cultura de 2008 e 2010 da Universidad Autónoma de Sinaloa, na Feria de las Artes Sinaloa de 2007, 2008 e 2010, no Festival Cultural de Mazatlán de 2008 e 2010 e no Festival Ortiz Tirado de 2009.

Em 2009, com a OSSLA, interpretaram por duas ocasiões a Suite “Carmen” de Bizet-Chtchedrin, sob a batuta dos maestros José Luis Castillo e Enrique Patrón De Rueda. Recentemente participaram no programa “Cuaderno de viaje” da Delfos Danza Contemporánea com a peça “Danza Isorrítmica” de Mario Lavista. Em 2008, o Consejo Ciudadano de Cultura de Culiacán concedeu ao Psappha um apoio para a gravação do seu primeiro CD: “Psappha Ensemble de Percussão” e em 2010 receberam um apoio do Fondo Estatal para la Cultura y las Artes de Sinaloa e do Consejo Nacional para la Cultura y las Artes de México para uma digressão em cinco estados do país.

Pataias e São Martinho do Porto também recebem concertos

A descentralização regional tem sido uma das características do Cistermúsica e este ano não será diferente: dia 20 de julho, sexta, pelas 22h00, a Igreja Matriz de Pataias recebe o Duo Liz, vencedores do 2º Prémio do II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” e formados por Eva Mendonça (flauta) e Ricardo Alves Pereira (guitarra).

A formação, que se estreou em 2010, tem desde então desenvolvido a sua técnica e interpretação com a ajuda de professores como Nuno Inácio, William Bennett, Ilda Coelho, Francesco Biraghi e Margarita Escarpa. O repertório tocado pelo duo abrange obras de compositores como Astor Piazzolla, Mario Castelnuovo-Tedesco, Mauro Giuliani, entre outros. O seu primeiro concerto realizou-se a 4 de dezembro de 2010, integrado no ciclo de concertos “A Guitarra no outono” no Orfeão de Leiria – Conservatório das Artes. Desde então atuou em salas e auditórios de Leiria, Alcobaça, da ilha da Madeira, Lisboa e a nível internacional em Vigo (Espanha) e Assisi (Itália).

Também no domingo, dia 22 de julho, pelas 21h30, Otto Pereira, vencedor do Concurso de Interpretação do Estoril, recebe Carta Branca para um concerto na Igreja Matriz de São Martinho do Porto, acompanhado por João Crisóstomo ao piano e com obras de Ludwig van Beethoven, Manuel de Falla, Arvo Pärt e Maurice Ravel.

Otto Pereira nasceu em 1983 em Sófia, na Bulgária, tendo começado os seus estudos musicais com o seu irmão Emilian Petrov, terminando em 2001 o curso de violino no Conservatório Regional do Algarve na classe do prof. Rui Gonçalves. No mesmo ano ingressa na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do prof. Liviu Scripcaru, terminando a sua licenciatura em 2006 com a classificação de 20 valores. Tem-se apresentado em vários festivais nacionais e internacionais, inserido em diversas orquestras ou agrupamentos de câmara. Em 2005 foi vencedor do Prémio Jovens Músicos, sendo-lhe atribuído o Prémio Maestro Silva Pereira após a sua apresentação a solo com a Orquestra Gulbenkian.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222