Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 20° C
27° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça assinalou 100 anos com lançamento de livro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça comemorou, no passado dia 6 de julho, os 100 anos de existência, com o lançamento de um livro "Do Mar à Lezíria. Caixa de Crédito Agrícola de Alcobaça - 100 anos" e uma exposição, que ficará patente ao público na sede do banco, até 15 de Setembro, sobre a Instituição bancária.

José Fernando Maia Alexandre, presidente do Conselho de Administração (CA), disse, na sessão comemorativa, que «a caixa agrícola de Alcobaça, fundada a 28 de Janeiro de 1912, teve um percurso, até esta altura, assinalável. Foi sempre contribuindo, ao longo destes anos, para o desenvolvimento da região».

Fundada por alcobacenses, a instituição tinha como missão ajudar os agricultores, em particular, e o setor primário em geral, a terem acesso à banca comercial, uma vez que os agricultores da altura «tinham grandes dificuldades de financiamento», recordou José Fernando.

Por entre altos e baixos, tal como acontecia com a sociedade portuguesa, a CCAM foi resistindo ao tempo e atingiu no inicio de 2012 os cem anos de vida.

A banca comercial, nestes primeiros anos da República Portuguesa, estava apenas desenvolvida em Lisboa e Porto e a abertura a CCAM de Alcobaça, cerca de um ano depois da instituição nacional ter nascido, veio permitir que os proprietários «comprarem ferramentas, sementes e máquinas», o que contribuiu para o desenvolvimento da região.

A primeira sede da Caixa de Alcobaça foi o edifício da atual Câmara Municipal, seguindo-se, em 1985, a mudança para as instalações no piso superior do centro Comercial Gafa, onde permaneceu até novembro de 2003, altura em que foram inauguradas por Jorge Sampaio as atuais instalações.

Com nove mil associados, dos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Rio Maior e Santarém, a Caixa oferece-lhes vantagens que não acontecem com os clientes da banca comercial.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, destacou o trabalho realizado por José Fernando Maia Alexandre na instituição, que permitiu à Caixa de Alcobaça tornar-se numa «das poucas instituições que apresenta alguma solidez e com números a fazer quase inveja a meio mundo».

Já Costa Pinto, da Caixa Central, realçou o facto da Caixa de Alcobaça contribuir para o desenvolvimento local social e económico, enquanto Carlos Courelas, também da Caixa Central, classificou a Caixa como uma «referência de qualidade no sistema financeiro português», e Francisco Silva, da Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, disse que a «Caixa de Alcobaça é uma referência do Crédito Agrícola em Portugal».

Depois da sessão do passado dia 6 de Julho, o programa de comemorações irá continuar em Setembro e estendendo-se até Dezembro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao