José Fernando Maia Alexandre, presidente do Conselho de Administração (CA), disse, na sessão comemorativa, que «a caixa agrícola de Alcobaça, fundada a 28 de Janeiro de 1912, teve um percurso, até esta altura, assinalável. Foi sempre contribuindo, ao longo destes anos, para o desenvolvimento da região».
Fundada por alcobacenses, a instituição tinha como missão ajudar os agricultores, em particular, e o setor primário em geral, a terem acesso à banca comercial, uma vez que os agricultores da altura «tinham grandes dificuldades de financiamento», recordou José Fernando.
Por entre altos e baixos, tal como acontecia com a sociedade portuguesa, a CCAM foi resistindo ao tempo e atingiu no inicio de 2012 os cem anos de vida.
A banca comercial, nestes primeiros anos da República Portuguesa, estava apenas desenvolvida em Lisboa e Porto e a abertura a CCAM de Alcobaça, cerca de um ano depois da instituição nacional ter nascido, veio permitir que os proprietários «comprarem ferramentas, sementes e máquinas», o que contribuiu para o desenvolvimento da região.
A primeira sede da Caixa de Alcobaça foi o edifício da atual Câmara Municipal, seguindo-se, em 1985, a mudança para as instalações no piso superior do centro Comercial Gafa, onde permaneceu até novembro de 2003, altura em que foram inauguradas por Jorge Sampaio as atuais instalações.
Com nove mil associados, dos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Rio Maior e Santarém, a Caixa oferece-lhes vantagens que não acontecem com os clientes da banca comercial.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, destacou o trabalho realizado por José Fernando Maia Alexandre na instituição, que permitiu à Caixa de Alcobaça tornar-se numa «das poucas instituições que apresenta alguma solidez e com números a fazer quase inveja a meio mundo».
Já Costa Pinto, da Caixa Central, realçou o facto da Caixa de Alcobaça contribuir para o desenvolvimento local social e económico, enquanto Carlos Courelas, também da Caixa Central, classificou a Caixa como uma «referência de qualidade no sistema financeiro português», e Francisco Silva, da Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, disse que a «Caixa de Alcobaça é uma referência do Crédito Agrícola em Portugal».
Depois da sessão do passado dia 6 de Julho, o programa de comemorações irá continuar em Setembro e estendendo-se até Dezembro.
0 Comentários