Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C

Jornal das Caldas e Mais Oeste Rádio unidos pela região

Francisco Gomes/Jaime Feijão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Jornal das Caldas e a Mais Oeste Rádio formalizaram uma parceria entre os dois órgãos de comunicação social, que visa potenciar sinergias para melhor servir a população e as empresas da região Oeste.

O protocolo de parceria, sob o lema “Unidos pela Região”, foi assinado no dia 29 de junho, no Restaurante Lisboa, na Zona Industrial das Caldas da Rainha, na presença de convidados em representação de várias entidades.

Contempla, entre outras situações, o cruzamento e a disponibilização de “espaços” informativos e o reforço da estratégia comercial.

Para além da possibilidade dos comerciantes verem os seus produtos projetados em diversas plataformas, também a cobertura noticiosa será maior, com a troca de informações entre os dois meios de comunicação social, sem que percam a sua identidade enquanto empresas independentes.

Nuno Magalhães, responsável do grupo Mais Oeste, declarou que “é com grande satisfação que assino este protocolo, porque sinto que encontrámos o parceiro ideal. O trabalho desenvolvido pelo Jornal das Caldas é sério, profissional, competente, com forte dinamismo e capacidade inovadora”.

“Este protocolo tem como objetivo pôr em marcha sinergias que potenciem os produtos de divulgação, criando uma maior competitividade e atratividade. No âmbito da parceria, os dois meios de comunicação irão em conjunto exponenciar a capacidade de ir ao encontro das necessidades quer dos leitores e ouvintes, mas também dos potenciais clientes, permitindo também através de um só interlocutor aceder a uma plataforma integrada de promoção e divulgação – internet, rádio e jornal. Os leitores e ouvintes vão perceber que a identidade, valorização e projeção da região ganhou dois aliados de peso que pretendem contribuir com os meios agora disponíveis para o desenvolvimento socioeconómico da região”, referiu.

Segundo Nuno Magalhães, “pretendemos dar um passo que fortaleça estes dois projetos de comunicação, que os torne mais sólidos para que possam trabalhar cada vez mais e melhor. Estamos no melhor caminho, tendo em conta o contexto económico atual. As sinergias entre estes dois grupos vão aumentar a qualidade do trabalho desenvolvido como trará um reconhecimento social”.

“Promover, dinamizar e valorizar as boas iniciativas da região fazem parte do código genético da Mais Oeste e do Jornal das Caldas. Vamos todos ganhar com esta união”, resumiu.

Jaime Costa, diretor do Jornal das Caldas, agradeceu aos “amigos e clientes que estão connosco neste momento importante”. “Unir uma rádio e um jornal, quer em conteúdos informativos e no setor comercial” permitirá “que o Oeste cresça para além da crise”, destacou.

António Salvador, do grupo Medioeste, que em conjunto com a Caldas Editora detém vários títulos na imprensa – Jornal das Caldas, Região da Nazaré, Jornal de Alcobaça, Oeste Global e Jornal de Óbidos – vincou que se trata de uma parceria “inovadora no panorama comercial e da comunicação social a nível nacional. São dois órgãos regionais que se juntam para criar sinergias entre si e para oferecer uma melhor qualidade do serviço aos seus clientes. Falo dos ouvintes da rádio, dos leitores dos jornais e dos anunciantes, para os quais esta parceria vai ser útil”.

“A nossa região de eleição é o Oeste e tratamo-la de uma forma global. O grupo Medioeste começou com um jornal relativamente pequeno, o Região da Nazaré, que rapidamente se expandiu. Passámos para uma segunda fase – a aquisição do Jornal das Caldas há cerca de dois anos, que tem tido uma pujança enorme em termos de aceitação junto do público. Mais do que duplicou as vendas em banca, o que é um trunfo e um sinal evidente da aceitação dos leitores. Temos investido muito na tecnologia, estamos em parceria com a Makewise, uma tecnológica de referência na região Oeste com sede nas Caldas, a desenvolver um portal inovador do ponto de vista da solução para a comunicação social, feito à medida, e isso tem-nos trazido também uma pujança enorme ao nível da presença digital. Estamos com 120 mil visitas por mês no site do Jornal das Caldas. Foram lançados outros sites, a partir de hoje o Jornal de Óbidos, o projeto Oeste Global, que pretende ser um portal de notícias da região Oeste – e feita uma parceria com a agência Lusa”, descreveu.

Para António Salvador, “a mais valia efetiva de ter a rádio como parceira” traduz-se na possibilidade “dos nossos clientes poderem estar em três plataformas. Significa chegar mais próximo da população, dos agentes económicos e dos destinatários. Um cliente nosso poderá ter um espaço próprio na rádio para projetar a sua empresa, o mesmo acontecendo em sentido inverso com clientes da Mais Oeste”.

Tinta Ferreira, vice-presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, também presente na cerimónia, afirmou que “é com satisfação que testemunho esta parceria porque do ponto de vista do Município, as estruturas de comunicação são uma das formas de afirmação da região. Quando se diz que a comunicação social corresponde a uma espécie de quarto poder, é importante ter um quarto poder na região que esteja ao nível dos outros poderes existentes e da dinâmica da região”.

O autarca indicou que “tendo em conta o conjunto de necessidades do ponto de vista da rentabilização dos recursos e das mais valias e resultados que se podem tirar de forma ainda a se fazer melhor, é de cumprimentar a iniciativa de juntar duas estruturas de comunicação que possam rentabilizar os seus recursos, quer humanos quer técnicos, para prestar melhor serviço de comunicação, porque sem uma boa divulgação as iniciativas é praticamente como se não existissem, se não houver gente para ir aos locais e divulgar, podem passar perfeitamente ao lado da comunidade. É importante ter órgãos de comunicação social dinâmicos e fortes, para a dinâmica da região”.

“Temos expectativa de ver um trabalho ainda melhor do que já efeito”, concluiu.

Como primeira iniciativa prática resultante da parceria, após a assinatura do protocolo de parceria e dos discursos, realizou-se uma emissão de rádio feita em conjunto por jornalistas dos dois órgãos de comunicação social, tendo sido entrevistados os responsáveis pelos dois grupos de media. Também foram ouvidos alguns convidados sobre a parceria. Daniel Pinto, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, comentou que “mais importante do que competir uns contra os outros, é cooperar e unir esforços”. Luís Cajão, em representação da Óbidos.com – Associação Empresarial do Concelho de Óbidos – saudou este tipo de protocolos.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter