Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
14° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 30° C
13° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C
Exposição resulta de projeto e pesquisa sobre a história local e o património imaterial

Museu Dr. Joaquim Manso apresenta “Entre Freguesias: Patrimónios Cruzados”

David Mariano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu Dr. Joaquim Manso tem patente, até ao próximo dia 8 de julho, uma exposição com o título "Entre Freguesias: Patrimónios cruzados", iniciativa que partiu de um projeto realizado em parceria com o Agrupamento de Escolas Amadeu Gaudêncio, com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré e das Juntas de Freguesia da Nazaré, Valado dos Frades e Famalicão, realizado há cerca seis meses e que agora chega ao fim.

No âmbito do centenário da designação do concelho da Nazaré, o projeto “Entre Freguesias: Patrimónios cruzados” pretendeu sensibilizar o meio escolar para a pesquisa sobre a história local e o património imaterial e evidenciar as relações económico-sociais e culturais entre as várias freguesias do concelho: Nazaré, Valado dos Frades e Famalicão da Nazaré.

A partir de três tipologias deobjetos da coleção do Museu Dr. Joaquim Manso, cada uma associada a uma freguesia (mós, provenientes da Serra da Pescaria, Famalicão, arados, provenientes de Valado dos Frades e redes de arte xávega, provenientes da praia da Nazaré), tiveram lugar dois programas de visitas (ao Museu e aos contextos de origem) e um terceiro momento em contexto escolar, de recolha de memórias e “histórias de vida” ligadas às respetivas peças, uma forma de motivar os alunos para a sua documentação em contexto museológico e, por outro lado, para a necessidade de registar saberes e ofícios tradicionais em extinção, funcionando o Museu e a Escola como pólos de identidade e de articulação comunitária perante a diversidade agromarítima do concelho.

No passado dia 6 de junho, uma sessão pública no Centro Escolar da Nazaré reuniu as três turmas envolvidas, para uma apresentação partilhada de resultados, na presença dos representantes das várias Juntas de Freguesia, tendo todos os trabalhos realizados sido expostos na Biblioteca da escola, seguindo depois para os respetivos centros escolares para serem visitados pelos encarregados de educação e familiares.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

NAZARÉ NO SEU OLHAR: lançamento no Dia do Livro

Foi no Dia Mundial do Livro, na Biblioteca Municipal da Nazaré, que o autor Diamantino Gonçalo deu a conhecer a sua nova obra poética, NAZARÉ no seu olhar, que conta com contributos de outros autores. A receita da venda do livro reverte a favor da CERCINA. No...

20220423 160214

Livro sobre o Rancho Alcôa deverá ser lançado no final do próximo ano

A Associação para a Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça deverá lançar no final do próximo ano um livro sobre o Rancho Alcôa. O documento falara da história do Rancho, através de testemunhos de antigos membros e imagens da história...

rancho