Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 21° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
14° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C

PSD apresenta medidas contra o desemprego

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Segundo o PSD, o desemprego é o “inimigo público número um do país”. Para o vencer é preciso “atacar em todas as frentes e proteger quem mais precisa: casais desempregados, famílias monoparentais em que o adulto está desempregado, desempregados de longa duração, jovens à procura do primeiro emprego, pessoas com baixas qualificações, incapacidade física ou marginalizadas pelo mercado de trabalho”. Para isso o Governo definiu um conjunto de medidas no âmbito do programa “estímulo 2012”, onde as empresas podem contratar pessoas inscritas no Centro de Emprego há mais de seis meses.
PSD apresenta medidas contra o desemprego

O programa prevê que as empresas que contratem desempregados e lhes deem formação sejam subsidiadas em 50% do salário que pagam ao trabalhador contratado, até um máximo de 419 euros por mês. Este subsídio pode ter uma majoração de 10% se o contrato for sem termo. Empresas que deem o primeiro emprego a jovens ou contratem desempregados de longa duração não pagam segurança social referente a esses trabalhadores durante três anos.

Desempregados que desejem criar emprego próprio podem pedir antecipadamente de uma só vez as prestações do subsídio de emprego em falta e aqueles que recebam uma oferta de emprego com o salário inferior ao subsídio que auferem podem acumular esse salário com parte do subsídio.

A criação de novas empresas conta com linhas de crédito bonificado até 200 mil euros, apoio técnico gratuito à criação e consolidação da empresa prestado por 48 entidades selecionadas e podem instalar-se nos ninhos de empresas, espaços cedidos durante dois anos com apoio técnico e logístico gratuito.

Para os jovens são financiados estágios profissionais de nove meses, com bolsa, subsídio de alimentação e seguro e foi criado o passaporte emprego, uma reafectação de fundos do QREN destinado a apoiar 91 mil estágios. Foram ainda desenvolvidos programas de apoio de formação e integração profissional de pessoas com deficiência, desfavorecidas ou marginalizadas pelo mercado de trabalho.

Ações de formação de curta duração compatíveis com a procura de emprego que permitam trabalhar numa nova área adequada ao seu nível de escolaridade, contratos de emprego inserção para que pessoas com subsídio de emprego ou rendimento social de inserção realizem atividades úteis a comunidades locais ou regionais, são algumas medidas que estão já em vigor ou em fase final de concretização e podem ser consultadas no sítio na Internet do Centro de Emprego.

Segundo o secretário de Estado do Emprego, Pedro Martins, esta medida governamental de promoção do emprego está a ter uma adesão elevada por parte das empresas, que estão a “disponibilizar mais de 400 postos de trabalho por semana, ao longo das últimas semanas. “Desde março, foram disponibilizados 5.220 postos de trabalho para participar no “Estímulo 2012” e foram colocadas a trabalhar 2.657 pessoas que estavam desempregadas”, referiu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter