Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

O Projeto Empreendedor “Educ’Art”, da Escola BásicA 2,3 /S DE s. Martinho do Porto, vai ao Mercado de S. Martinho do Porto

Tomás Rodrigues Lopes, 8ºC | Prof.ª Brigitte Lopez

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Educar com arte”, é a palavra – chave deste ambicioso projeto que pretende promover o empreendedorismo de matriz económico e preparar os jovens para uma economia competitiva, dinâmica, em permanente expansão.
“Educar com arte”

A promoção da literacia financeira junto de crianças e jovens em idade escolar é reconhecida, designadamente pela OCDE, como um dos meios mais eficientes para chegar a toda uma geração que se quer portadora de uma cultura financeira que lhe permita, enquanto jovem e futuro adulto, desenvolver comportamentos e atitudes equilibradas face ao dinheiro.

A ideia do projeto surgiu numa aula de Formação Cívica com a Diretora de Turma prof.ª Brigitte Lopez, em que os alunos manifestaram interesse em, no final do 3.º ciclo, frequentar um campo de férias.

Assim, citando Peter Druker: «A melhor forma de prever o futuro é construí-lo» , os jovens do 8.ºC, numa atitude de jovem empreendedor e num contexto de deteção de oportunidade de negócio deslocaram-se, no dia 2 de Junho, ao mercado da vila de S. Martinho do Porto para realizar mais uma venda no âmbito do projeto Educ’Art, desta vez, fora do contexto escolar.

Uma vez que este projeto também pretende abordar algumas temáticas como o ambiente, comunicação e entretenimento, os alunos cultivam plantas/ervas aromáticas, fazem origamis, jarras com papéis recicláveis entre outros trabalhos manuais que colocam à venda.

Relativamente à comunicação, os alunos e as professoras que acompanharam esta venda (Brigitte Lopez e Luísa Sereno), fazem um balanço positivo da atividade. Algumas opiniões recolhidas demonstram isso mesmo:

D. Amélia Sofia: “Acho muito bem que façam este tipo de coisas, e também têm imaginação!”

D. Estela Cabral: “Acho lindamente fazerem isto para lutarem por aquilo que querem!”

Uma das utentes do mercado, professora aposentada, também deu a sua opinião:

“Achei isto fantástico, acho também que todas as escolas deviam ter um projeto deste. A ideia das plantas é ótima, deveriam começar a fazer isto mais cedo. No meu tempo de escola, aprendia-se a germinar um feijão!”

Ensinar a germinar um feijão, é coisa que ainda todos aprendem na escola, mas este tipo de projetos, nem todos têm.

É uma experiência que muito provavelmente será para repetir.

A Turma do 8.ºC bem como as responsáveis pelo projeto “Educ’Art”, Brigitte Lopez e Luísa Sereno, agradecem a todos os que colaboram neste projeto, adquirindo os nossos produtos, apoiando mesmo com palavras de motivação ou entregando um donativo. A Escola Básica dos 2, 3 ciclos com sec. De S. Martinho do Porto e em particular a turma do 8.ºC agradece ao Presidente da Junta de Freguesia por ter possibilitado a nossa deslocação ao mercado a fim de realizar esta venda, que foi mais um contributo para a concretização do objetivo final: angariação de fundos para a visita de um campo de férias.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor