Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
13° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
13° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 23° C

Deputados do PCP visitaram pescadores no Porto da Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os deputados João Ramos e Bruno Dias, integraram uma delegação do PCP que visitou, passado dia 7 de Maio, a Associação de Armadores Pescadores da Nazaré, sediada no Porto de Pesca, no âmbito das jornadas parlamentares do PCP, que decorreram no nosso Distrito.

Apurar o estado do sector das pescas junto dos profissionais da área foi o principal objectivo desta deslocação ao porto de abrigo.

Num encontro bastante participado, os deputados ouviram várias reclamações e denúncias dos profissionais da pesca, como a reclamação apresentada pelo armador Joaquim Carlinhos, relativa aos trabalhos de prospeção de petróleo realizados, no Verão passado, pela empresa canadiana, Mohave Oil, foram transmitidas aos parlamentares. O armador, que foi ressarcido dos valores relativos à impossibilidade de trabalhar durante aquele período, queixa-se de nunca ter sido indemnizado pelas artes de pesca perdidas, cujo prejuízo ascende a vários milhares de euros. O deputado João Ramos comprometeu-se a questionar o Secretário de Estado sobre esta questão.

A pesca por parte de pescadores reformados, que tentam assim complementar as baixas reformas; a quebra das capturas, que dura há um ano; a quebra de rendimentos; a falta de jovens num sector que se revela pouco atrativo; foram outras das preocupações apresentadas pelos pescadores aos deputados, que se comprometeram a «levar ao mais alto nível as questões levantadas».

Os deputados recordaram que, sobre o caso Mohave, «foi o PCP que desencadeou a luta» dos pescadores, denunciando e dando visibilidade, a «uma injustiça tremenda» que se estava a praticar.

Os parlamentares comprometeram-se, ainda, a lutar pelo investimento e desenvolvimento de um sector, «que tem muito para dar, desde que organizado». Frisaram «os sucessivos erros da União Europeia e dos governantes portugueses» relativamente ao setor.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

CDU questiona executivo da Câmara sobre o destino de pescado fresco

A CDU exigiu esclarecimentos sobre o destino dado a uma quantidade elevada de pescado fresco adquirido pela Câmara Municipal alegando destinar-se às cantinas escolares. “Recebemos informações de que o Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, pode...

joao delgado