Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Deputados do PCP visitaram pescadores no Porto da Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os deputados João Ramos e Bruno Dias, integraram uma delegação do PCP que visitou, passado dia 7 de Maio, a Associação de Armadores Pescadores da Nazaré, sediada no Porto de Pesca, no âmbito das jornadas parlamentares do PCP, que decorreram no nosso Distrito.

Apurar o estado do sector das pescas junto dos profissionais da área foi o principal objectivo desta deslocação ao porto de abrigo.

Num encontro bastante participado, os deputados ouviram várias reclamações e denúncias dos profissionais da pesca, como a reclamação apresentada pelo armador Joaquim Carlinhos, relativa aos trabalhos de prospeção de petróleo realizados, no Verão passado, pela empresa canadiana, Mohave Oil, foram transmitidas aos parlamentares. O armador, que foi ressarcido dos valores relativos à impossibilidade de trabalhar durante aquele período, queixa-se de nunca ter sido indemnizado pelas artes de pesca perdidas, cujo prejuízo ascende a vários milhares de euros. O deputado João Ramos comprometeu-se a questionar o Secretário de Estado sobre esta questão.

A pesca por parte de pescadores reformados, que tentam assim complementar as baixas reformas; a quebra das capturas, que dura há um ano; a quebra de rendimentos; a falta de jovens num sector que se revela pouco atrativo; foram outras das preocupações apresentadas pelos pescadores aos deputados, que se comprometeram a «levar ao mais alto nível as questões levantadas».

Os deputados recordaram que, sobre o caso Mohave, «foi o PCP que desencadeou a luta» dos pescadores, denunciando e dando visibilidade, a «uma injustiça tremenda» que se estava a praticar.

Os parlamentares comprometeram-se, ainda, a lutar pelo investimento e desenvolvimento de um sector, «que tem muito para dar, desde que organizado». Frisaram «os sucessivos erros da União Europeia e dos governantes portugueses» relativamente ao setor.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Câmara investe na Arborização do Parque da Pedralva

A empreitada de arborização de uma área de 2,52 ha do Parque da Pedralva teve início na semana passado e representa um investimento que totaliza os 81.730,45 €. O plano de arborização surge no âmbito da candidatura ao Aviso n.º 11/REACT-EU/2021 – (Re) Arborização...

pedralva