Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C

Deputados da CDU visitaram o Mosteiro de Alcobaça

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito das Jornadas Parlamentares do PCP, que terminaram no passado dia 22, em Leiria, um conjunto de deputados do partido visitou o Mosteiro de Alcobaça, preenchendo dessa forma a componente relacionada com o património.

Após a visita e do encontro com o diretor do monumento, património da humanidade, os deputados João Ramos e Bruno Dias falaram do propósito da sua visita.

Os parlamentares lembraram que existem atualmente «dois níveis de resposta» que a administração central «deve garantir em relação ao património edificado, nomeadamente a jóias como esta», o Mosteiro de Santa Maria.

Sublinhando a sua importância no panorama internacional, Bruno Dias referiu que o mosteiro também é um marco da «identidade cultural, do próprio conhecimento, do sentimento de pertença» português.

Esta realidade levanta, no entender do deputado comunista, duas questões relevantes, relacionadas com a política «“sistemática, constante e coerente de preservação do património, da sua afirmação e da sua projeção».

«Relativamente a isso, há questões preocupantes sobre uma disponibilidade cada vez mais magra ou quase inexistente das verbas destinadas aos trabalhos de manutenção sistematizada e permanente ao longo do tempo» o que leva que as coisas sejam praticamente «pervertidas», uma vez que o Estado aproveita as verbas destinadas a «projetos de fundo e para intervenções de reconversão, de alargamento e de adaptação para aquilo que ao longo do tempo foi faltando», referiram.

O PCP prometeu levar estas questões ao debate na Assembleia da República.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...

24ª Mostra Internacional Doces & Licores Conventuais regressa ao Mosteiro

De 17 a 20 de novembro, Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência. A 24.ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça “tem como novidade o alargamento do espaço de exposição para três...

cornucopias