Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 25° C
17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 28° C
18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 28° C

Escolas de Alcobaça transformadas num mega-agrupamento escolar

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está previsto que Alcobaça venha a ter um mega-agrupamento escolar, que reunirá mais de 3 mil alunos. Os restantes agrupamentos (Benedita, Pataias e São Martinho do Porto) manter-se-ão sem alterações.

Segundo a vereadora da educação, Mónica Batista, «a proposta da Direção Regional de Educação de Lisboa (DREL) vai no sentido de juntar todos os agrupamentos (Frei Estêvão Martins e Dom Pedro I) e escolas não agrupadas (Dona Inês de Castro e Escola Profissional de Agricultura de Cister) da cidade, criando-se um mega-agrupamento».

Mónica Batista explica que na reunião entre a Câmara Municipal de Alcobaça (CMA), DREL e diretores dos agrupamentos e escolas visadas, ocorrida a 4 de Abril, ficou, ainda, esclarecido que «o Ministério da Educação quer esta nova lei aplicada em todo o país até Agosto de 2013».

Nesse encontro de trabalho apresentou-se a proposta de agregar os agrupamentos da Frei Estêvão e Dom Pedro I com a Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça (ESDICA), sendo que era intenção do diretor-geral da DREL levar, desde logo, essa mesma solução, encerando aí o assunto.

Todavia, a Câmara entendeu que seria necessário mais algum tempo, até porque as escolas teriam primeiro de submeter a proposta aos respetivos conselhos gerais.

Nas votações dos conselhos gerais, apenas o da D. Pedro I deliberou contra a proposta, 6 a favor e 10 contra, tendo a Frei Estêvão e a ESDICA.

Por parte da Câmara, a vereadora da Educação lembra que o papel do executivo foi, desde o início do mesmo, passivo, por entender que «ninguém melhor do que as próprias escolas sabe o que é melhor em termos de organização partilhada».

«Aquilo que foi referido é que esta Câmara deve estar do lado dos agrupamentos escolares», frisou Mónica Batista, adiantando que, «após ler a atas dos respetivos conselhos gerais, a agregação parece ser um bom caminho».

Quanto a Pataias, Benedita e São Martinho do Porto, os respetivos agrupamentos escolares mantêm-se tal como estão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol