Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Escolas de Alcobaça transformadas num mega-agrupamento escolar

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está previsto que Alcobaça venha a ter um mega-agrupamento escolar, que reunirá mais de 3 mil alunos. Os restantes agrupamentos (Benedita, Pataias e São Martinho do Porto) manter-se-ão sem alterações.

Segundo a vereadora da educação, Mónica Batista, «a proposta da Direção Regional de Educação de Lisboa (DREL) vai no sentido de juntar todos os agrupamentos (Frei Estêvão Martins e Dom Pedro I) e escolas não agrupadas (Dona Inês de Castro e Escola Profissional de Agricultura de Cister) da cidade, criando-se um mega-agrupamento».

Mónica Batista explica que na reunião entre a Câmara Municipal de Alcobaça (CMA), DREL e diretores dos agrupamentos e escolas visadas, ocorrida a 4 de Abril, ficou, ainda, esclarecido que «o Ministério da Educação quer esta nova lei aplicada em todo o país até Agosto de 2013».

Nesse encontro de trabalho apresentou-se a proposta de agregar os agrupamentos da Frei Estêvão e Dom Pedro I com a Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça (ESDICA), sendo que era intenção do diretor-geral da DREL levar, desde logo, essa mesma solução, encerando aí o assunto.

Todavia, a Câmara entendeu que seria necessário mais algum tempo, até porque as escolas teriam primeiro de submeter a proposta aos respetivos conselhos gerais.

Nas votações dos conselhos gerais, apenas o da D. Pedro I deliberou contra a proposta, 6 a favor e 10 contra, tendo a Frei Estêvão e a ESDICA.

Por parte da Câmara, a vereadora da Educação lembra que o papel do executivo foi, desde o início do mesmo, passivo, por entender que «ninguém melhor do que as próprias escolas sabe o que é melhor em termos de organização partilhada».

«Aquilo que foi referido é que esta Câmara deve estar do lado dos agrupamentos escolares», frisou Mónica Batista, adiantando que, «após ler a atas dos respetivos conselhos gerais, a agregação parece ser um bom caminho».

Quanto a Pataias, Benedita e São Martinho do Porto, os respetivos agrupamentos escolares mantêm-se tal como estão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter