Escolas de Alcobaça transformadas num mega-agrupamento escolar

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está previsto que Alcobaça venha a ter um mega-agrupamento escolar, que reunirá mais de 3 mil alunos. Os restantes agrupamentos (Benedita, Pataias e São Martinho do Porto) manter-se-ão sem alterações.

Segundo a vereadora da educação, Mónica Batista, «a proposta da Direção Regional de Educação de Lisboa (DREL) vai no sentido de juntar todos os agrupamentos (Frei Estêvão Martins e Dom Pedro I) e escolas não agrupadas (Dona Inês de Castro e Escola Profissional de Agricultura de Cister) da cidade, criando-se um mega-agrupamento».

Mónica Batista explica que na reunião entre a Câmara Municipal de Alcobaça (CMA), DREL e diretores dos agrupamentos e escolas visadas, ocorrida a 4 de Abril, ficou, ainda, esclarecido que «o Ministério da Educação quer esta nova lei aplicada em todo o país até Agosto de 2013».

Nesse encontro de trabalho apresentou-se a proposta de agregar os agrupamentos da Frei Estêvão e Dom Pedro I com a Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça (ESDICA), sendo que era intenção do diretor-geral da DREL levar, desde logo, essa mesma solução, encerando aí o assunto.

Todavia, a Câmara entendeu que seria necessário mais algum tempo, até porque as escolas teriam primeiro de submeter a proposta aos respetivos conselhos gerais.

Nas votações dos conselhos gerais, apenas o da D. Pedro I deliberou contra a proposta, 6 a favor e 10 contra, tendo a Frei Estêvão e a ESDICA.

Por parte da Câmara, a vereadora da Educação lembra que o papel do executivo foi, desde o início do mesmo, passivo, por entender que «ninguém melhor do que as próprias escolas sabe o que é melhor em termos de organização partilhada».

«Aquilo que foi referido é que esta Câmara deve estar do lado dos agrupamentos escolares», frisou Mónica Batista, adiantando que, «após ler a atas dos respetivos conselhos gerais, a agregação parece ser um bom caminho».

Quanto a Pataias, Benedita e São Martinho do Porto, os respetivos agrupamentos escolares mantêm-se tal como estão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda