Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
20° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C

Nazaré entra para o Guiness Book of Records pela Maior Ondas surfada

J.L.

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Garrett McNamara vence Óscar Billabong XXL A Nazaré voltou a ser notícia, pelo mundo fora, por causa da maior onda de sempre surfada pelo havaiano McNamara, agora, por causa da cerimónia dos Óscares desta categoria, que decorreu no final da semana passada, na Califórnia.

O extreme waterman Garrett McNamara, que fez história na Nazaré ao surfar a maior onda de sempre, no âmbito da expedição Zon North Canyon Show 2011, foi um dos grandes vencedores dos Billabong XXL Global Big Wave Awards, cerimónia que decorreu na sexta-feira, no Grove Theater, em Anaheim, na Califórnia. O havaiano venceu na categoria de “Maior Onda” do ano de 2011.

Garrett McNamara e a onda portuguesa estavam ainda nomeados para a categoria “Melhor Surfada do Ano”, cujo vencedor foi o americano Nathan Fletcher, com uma onda surfada em Teahuppo/Tahiti.

Garrett Mcnamara disse ser «uma honra poder estar aqui nesta cerimónia». «Sinto-me muito afortunado, por poder surfar todos os dias e dedicar-me às ondas grandes.É um sonho. Este prémio é dedicado às pessoas da Nazaré por todo o apoio que me têm dado” conclui o havaiano», disse ainda.

Além do prémio, outra surpresa aconteceu na noite dos Óscares, na Califórnia, com o anúncio pelo apresentador da cerimónia, Alex Grey, da medida da onda surfada por Garrett – 78 pés. O surfista havaiano e a onda portuguesa entram para o restrito grupo do Guiness Book of Records.

Pedro Faraústo, Diretor de Produto da ZON, comentou estes dois anúncios afirmando que «a aposta da ZON neste projeto representa uma nova forma de abordar o surf em Portugal».

«Estamos habituados a receber competições de surf, mas faltava um projeto que realmente desse projeção mundial às possibilidades deste desporto nas praias portuguesas. Foi uma agradável surpresa ver a onda surfada pelo Garrett premiada no Billabong XXL», referiu.

Já Jorge Barroso, presidente da Câmara Municipal, disse que «é um motivo de grande orgulho a atribuição deste galardão ao nosso mar, com o qual tanto nos identificamos».

Garrett McNamara esteve na Praia do Norte, num projeto desenvolvido pela Nazaré Qualifica e patrocinado pela Zon, durante os meses de Outubro e Novembro, para praticar surf, tow-in e stand up paddle e para filmar o documentário ZON NORTH CANYON SHOW 2011.

Trata-se de um projeto de três anos iniciado em 2010 e protagonizado pelo surfista havaiano, que este ano regressa a Portugal entre Outubro e Novembro.

Restantes premiados da noite:

Nathan Fletcher, Monster Tube

Nathan Fletcher surfline best overall performance

Maya Gabeira, Billabong girls best overall performance

Garrett McnNamara Verizon wipeout of the year

Para além de Garret, Wilson Ribeiro e Jorge Leal também estiveram em evidência na edição de 2011 dos Billabong XXL Awards.

Ambos os profissionais acompanharam dia após dia as iniciativas do atleta hawaiano durante o projeto ZON NORTH CANYON, tendo capturado as imagens (fotografia e vídeo respectivamente) da onda vitoriosa no dia 1 de Novembro de 2011.

Para Wilson Ribeiro «este prémio é definitivamente a cereja no topo do bolo. É muito gratificante».

Já Jorge Leal disse que «a nazaré e a praia do norte obtiveram hoje o reconhecimento máximo do big surf mundial».

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Fábio Porchat vai atuar no CCC

O comediante brasileiro Fábio Porchat vai atuar, a 6 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no âmbito da sua digressão por Portugal.

pochat

Primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam quebra de 30%

As primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam menos 30% de produção do que num ano normal – algo que o presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, associa às alterações climáticas. Goradas as expectativas de recuperação das quantidades perdidas...

macas