Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
14° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
14° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C

Nazaré entra para o Guiness Book of Records pela Maior Ondas surfada

J.L.

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Garrett McNamara vence Óscar Billabong XXL A Nazaré voltou a ser notícia, pelo mundo fora, por causa da maior onda de sempre surfada pelo havaiano McNamara, agora, por causa da cerimónia dos Óscares desta categoria, que decorreu no final da semana passada, na Califórnia.

O extreme waterman Garrett McNamara, que fez história na Nazaré ao surfar a maior onda de sempre, no âmbito da expedição Zon North Canyon Show 2011, foi um dos grandes vencedores dos Billabong XXL Global Big Wave Awards, cerimónia que decorreu na sexta-feira, no Grove Theater, em Anaheim, na Califórnia. O havaiano venceu na categoria de “Maior Onda” do ano de 2011.

Garrett McNamara e a onda portuguesa estavam ainda nomeados para a categoria “Melhor Surfada do Ano”, cujo vencedor foi o americano Nathan Fletcher, com uma onda surfada em Teahuppo/Tahiti.

Garrett Mcnamara disse ser «uma honra poder estar aqui nesta cerimónia». «Sinto-me muito afortunado, por poder surfar todos os dias e dedicar-me às ondas grandes.É um sonho. Este prémio é dedicado às pessoas da Nazaré por todo o apoio que me têm dado” conclui o havaiano», disse ainda.

Além do prémio, outra surpresa aconteceu na noite dos Óscares, na Califórnia, com o anúncio pelo apresentador da cerimónia, Alex Grey, da medida da onda surfada por Garrett – 78 pés. O surfista havaiano e a onda portuguesa entram para o restrito grupo do Guiness Book of Records.

Pedro Faraústo, Diretor de Produto da ZON, comentou estes dois anúncios afirmando que «a aposta da ZON neste projeto representa uma nova forma de abordar o surf em Portugal».

«Estamos habituados a receber competições de surf, mas faltava um projeto que realmente desse projeção mundial às possibilidades deste desporto nas praias portuguesas. Foi uma agradável surpresa ver a onda surfada pelo Garrett premiada no Billabong XXL», referiu.

Já Jorge Barroso, presidente da Câmara Municipal, disse que «é um motivo de grande orgulho a atribuição deste galardão ao nosso mar, com o qual tanto nos identificamos».

Garrett McNamara esteve na Praia do Norte, num projeto desenvolvido pela Nazaré Qualifica e patrocinado pela Zon, durante os meses de Outubro e Novembro, para praticar surf, tow-in e stand up paddle e para filmar o documentário ZON NORTH CANYON SHOW 2011.

Trata-se de um projeto de três anos iniciado em 2010 e protagonizado pelo surfista havaiano, que este ano regressa a Portugal entre Outubro e Novembro.

Restantes premiados da noite:

Nathan Fletcher, Monster Tube

Nathan Fletcher surfline best overall performance

Maya Gabeira, Billabong girls best overall performance

Garrett McnNamara Verizon wipeout of the year

Para além de Garret, Wilson Ribeiro e Jorge Leal também estiveram em evidência na edição de 2011 dos Billabong XXL Awards.

Ambos os profissionais acompanharam dia após dia as iniciativas do atleta hawaiano durante o projeto ZON NORTH CANYON, tendo capturado as imagens (fotografia e vídeo respectivamente) da onda vitoriosa no dia 1 de Novembro de 2011.

Para Wilson Ribeiro «este prémio é definitivamente a cereja no topo do bolo. É muito gratificante».

Já Jorge Leal disse que «a nazaré e a praia do norte obtiveram hoje o reconhecimento máximo do big surf mundial».

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn