Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
15° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
17° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
Surfada por Garrett McNamara

Nazaré entra para o Guiness Book of Records com Maior Onda do Ano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O extreme waterman Garrett McNamara, que fez história na Nazaré ao surfar a maior onda de sempre no âmbito da expedição Zon North Canyon Show 2011, foi um dos grandes vencedores na noite dos “Billabong XXL Global Big Wave Awards”, uma cerimónia que decorreu no Grove Theater, em Anaheim, na Califórnia. O havaiano venceu na categoria de “Maior Onda” do ano de 2011.
Maior onda na Praia do Norte

Garrett McNamara e a onda portuguesa estavam ainda nomeados para a categoria “Melhor Surfada do Ano”, cujo vencedor foi o americano Nathan Fletcher, com uma onda surfada em Teahuppo/Tahiti.

Para Garrett Mcnamara “é uma honra poder estar aqui nesta cerimónia. Sinto-me muito afortunado, por poder surfar todos os dias e dedicar-me às ondas grandes, é um sonho. E eu estou a viver o sonho”.

“Este prémio é dedicado às pessoas da Nazaré por todo o apoio que me têm dado”, referiu o havaiano.

A outra surpresa da noite dos Óscares veio com o anúncio do apresentador da cerimónia, Alex Grey, sobre a medida da onda surfada por Garrett – 78 pés. Desta forma, o surfista havaiano e a onda portuguesa entram para o restrito grupo do Guiness Book of Records.

Segundo Pedro Faraústo, Diretor de Produto da ZON, “a aposta da ZON neste projeto representa uma nova forma de abordar o surf em Portugal. Estamos habituados a receber competições de surf, mas faltava um projeto que realmente desse projeção mundial às possibilidades deste desporto nas praias portuguesas. Foi uma agradável surpresa ver a onda surfada pelo Garrett premiada no Billabong XXL, provando uma vez mais o sucesso do projeto Zon North Canyon Show”, acrescentando que “acredito que este ano o Garrett vai apanhar uma onda ainda maior na Nazaré”.

Para Jorge Barroso, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, “é um motivo de grande orgulho a atribuição deste galardão ao nosso mar, com o qual tanto nos identificamos”.

“Obrigado Garrett. É uma honra trabalhar contigo, pela determinação, força e coragem e saber que tens e continuas a procurar melhorar. Um pouco como esta segunda casa, que é a Nazaré e a sua população que te admira, deseja as maiores felicidades e cá te esperamos para os grandes desafios e grandes e boas ondas em outubro próximo. Parabéns, continua e um grande abraço”, acrescentou.

Garrett McNamara esteve na Praia do Norte (ver em http://youtu.be/2g66zt1spFY), num projeto desenvolvido pela Nazaré Qualifica e patrocinado pela Zon, durante os meses de outubro e novembro, para praticar surf, tow-in e stand up paddle e filmar o documentário Zon North Canyon Show 2011.

Trata-se de um projeto de três anos iniciado em 2010 e protagonizado pelo surfista havaiano, que este ano regressa a Portugal entre outubro e novembro.

Fotografia e vídeo português também em destaque

Wilson Ribeiro e Jorge Leal também estiveram em evidência na edição de 2011 dos Billabong XXL Awards.

Ambos os profissionais acompanharam, dia após dia, as iniciativas do atleta hawaiano durante o projeto Zon North Canyon, tendo captado as imagens (fotografia e vídeo respetivamente) da onda vitoriosa no dia 1 de novembro de 2011.

Para Wilson Ribeiro, “este prémio é definitivamente a cereja no topo do bolo. É muito gratificante para mim, e para o meu trabalho, apesar de que este foi feito em equipa com pessoas muito empenhadas e profissionais. Tenho-lhes muito a agradecer por me terem proporcionado esta oportunidade magnífica”.

Já para Jorge Leal «a Nazaré e a Praia do Norte obtiveram o reconhecimento máximo do big surf mundial. Vencedora da maior onda e recorde mundial com 78 pés, isto deve-se essencialmente ao trabalho de uma equipa fabulosa que sempre acreditou e de um grande surfista, Garret McNamara. As imagens falam por si”.

É a primeira vez que profissionais nacionais da área recebem o galardão.

O efeito do fenómeno conhecido como “Canhão da Nazaré” (acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade) canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte criando grandes ondas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn