Garrett McNamara e a onda portuguesa estavam ainda nomeados para a categoria “Melhor Surfada do Ano”, cujo vencedor foi o americano Nathan Fletcher, com uma onda surfada em Teahuppo/Tahiti.
Para Garrett Mcnamara “é uma honra poder estar aqui nesta cerimónia. Sinto-me muito afortunado, por poder surfar todos os dias e dedicar-me às ondas grandes, é um sonho. E eu estou a viver o sonho”.
“Este prémio é dedicado às pessoas da Nazaré por todo o apoio que me têm dado”, referiu o havaiano.
A outra surpresa da noite dos Óscares veio com o anúncio do apresentador da cerimónia, Alex Grey, sobre a medida da onda surfada por Garrett – 78 pés. Desta forma, o surfista havaiano e a onda portuguesa entram para o restrito grupo do Guiness Book of Records.
Segundo Pedro Faraústo, Diretor de Produto da ZON, “a aposta da ZON neste projeto representa uma nova forma de abordar o surf em Portugal. Estamos habituados a receber competições de surf, mas faltava um projeto que realmente desse projeção mundial às possibilidades deste desporto nas praias portuguesas. Foi uma agradável surpresa ver a onda surfada pelo Garrett premiada no Billabong XXL, provando uma vez mais o sucesso do projeto Zon North Canyon Show”, acrescentando que “acredito que este ano o Garrett vai apanhar uma onda ainda maior na Nazaré”.
Para Jorge Barroso, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, “é um motivo de grande orgulho a atribuição deste galardão ao nosso mar, com o qual tanto nos identificamos”.
“Obrigado Garrett. É uma honra trabalhar contigo, pela determinação, força e coragem e saber que tens e continuas a procurar melhorar. Um pouco como esta segunda casa, que é a Nazaré e a sua população que te admira, deseja as maiores felicidades e cá te esperamos para os grandes desafios e grandes e boas ondas em outubro próximo. Parabéns, continua e um grande abraço”, acrescentou.
Garrett McNamara esteve na Praia do Norte (ver em http://youtu.be/2g66zt1spFY), num projeto desenvolvido pela Nazaré Qualifica e patrocinado pela Zon, durante os meses de outubro e novembro, para praticar surf, tow-in e stand up paddle e filmar o documentário Zon North Canyon Show 2011.
Trata-se de um projeto de três anos iniciado em 2010 e protagonizado pelo surfista havaiano, que este ano regressa a Portugal entre outubro e novembro.
Fotografia e vídeo português também em destaque
Wilson Ribeiro e Jorge Leal também estiveram em evidência na edição de 2011 dos Billabong XXL Awards.
Ambos os profissionais acompanharam, dia após dia, as iniciativas do atleta hawaiano durante o projeto Zon North Canyon, tendo captado as imagens (fotografia e vídeo respetivamente) da onda vitoriosa no dia 1 de novembro de 2011.
Para Wilson Ribeiro, “este prémio é definitivamente a cereja no topo do bolo. É muito gratificante para mim, e para o meu trabalho, apesar de que este foi feito em equipa com pessoas muito empenhadas e profissionais. Tenho-lhes muito a agradecer por me terem proporcionado esta oportunidade magnífica”.
Já para Jorge Leal «a Nazaré e a Praia do Norte obtiveram o reconhecimento máximo do big surf mundial. Vencedora da maior onda e recorde mundial com 78 pés, isto deve-se essencialmente ao trabalho de uma equipa fabulosa que sempre acreditou e de um grande surfista, Garret McNamara. As imagens falam por si”.
É a primeira vez que profissionais nacionais da área recebem o galardão.
O efeito do fenómeno conhecido como “Canhão da Nazaré” (acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade) canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte criando grandes ondas.
0 Comentários