Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Agricultores de Alcobaça defendemmudança na política para o sector

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Paulo Alexandre Os agricultores defendem uma mudança na política para o sector que deverá passar por uma maior aposta nos produtos para a exportação.Pedro Calado, da Associação dos Agricultores da Região de Alcobaça (AARA), considera que os agricultores deveriam produzir um pouco de tudo, tendo em conta que os consumidores portugueses têm uma alimentação variada […]

Paulo Alexandre Os agricultores defendem uma mudança na política para o sector que deverá passar por uma maior aposta nos produtos para a exportação.Pedro Calado, da Associação dos Agricultores da Região de Alcobaça (AARA), considera que os agricultores deveriam produzir um pouco de tudo, tendo em conta que os consumidores portugueses têm uma alimentação variada e o país não é, actualmente, auto-sustentável.

“O problema têm sido as políticas de apoio aos agricultores para não produzirem”, disse.Segundo o dirigente associativo o país andou para trás durante os 4 anos do primeiro mandato de José Sócrates, porque o Ministro da Agricultura, Jaime Silva, “não investiu” no sector.

Para o presidente da Associação dos Agricultores de Alcobaça, “foram os agricultores que investiram, nomeadamente na área da horto-fruticultura”, o que não foi suficiente para as necessidades do sector, nomeadamente ao nível da competitividade.

Num país onde cresce o número de desempregados, o sector agrícola debate-se com a falta de mão-de-obra. Segundo Pedro Calado “as pessoas preferem ficar em casa a receber subsídios de desemprego do que ir trabalhar para o campo” .

“Portugal deveria apostar mais nos produtos que garantam a exportação, criando assim mais riqueza para o país”, afirma Pedro Calado, numa alusão ao actual cenário de grave crise económica que levou Portugal a ter de pedir ajuda externa à Comunidade Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobacense Churky participa no Festival da Canção 2023

O Músico Churky, de Alcobaça, é um dos novos valores da música portuguesa que está entre os 20 autores selecionados para a edição de 2023 do festival da Canção. Há mais dois nomes do distrito de Leiria que participam, os Dankunsportif  de Peniche e  Inês...

chuky 1

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...