Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
21° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C

Carnaval está mesmo aí à porta

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tânia Rocha Depois do habitual cortejo das “Trotinetas” e dos “Bicicletas”, que desfilaram pelas ruas da Nazaré no passado sábado, são esperados, agora, os grandes dias de folia do Carnaval nazareno. Na próxima sexta-feira, dia 4 de Março, as crianças dos estabelecimentos de ensino básico do concelho da Nazaré vão desfilar pela marginal, se o […]

Tânia Rocha Depois do habitual cortejo das “Trotinetas” e dos “Bicicletas”, que desfilaram pelas ruas da Nazaré no passado sábado, são esperados, agora, os grandes dias de folia do Carnaval nazareno. Na próxima sexta-feira, dia 4 de Março, as crianças dos estabelecimentos de ensino básico do concelho da Nazaré vão desfilar pela marginal, se o tempo assim permitir, às 15h00. Este ano, o tema do desfile é “Contos Tradicionais”. As máscaras dos alunos estão a ser preparados pelas crianças, professores titulares e professores das Actividades de Enriquecimento Curricular. Caso o tempo não permita desfilar pela Marginal, a festa irá decorrer, à mesma hora, no Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré.

No dia seguinte, até quarta-feira, abrem as tradicionais salas de baile por todo o concelho, onde não vai faltar a actuação de cégadas, danças, e brincadeiras. Já o domingo é o dia dedicado às bandas infernais, que começam o seu percurso pela vila, logo de manhã cedo. À tarde acontece também o desfile pela Marginal, não só das bandas, como também dos carros alegóricos e alguns grupos. No feriado nacional, dia 8, terça-feira, voltam a desfilar os carros alegóricos acompanhados pelos diversos grupos. Nesse dia, já todos desfilam com as fantasias preparadas, propositadamente, para esta ocasião. O fim desta grande festa nazarena, que envolve toda a comunidade, termina, como é tradição, na quarta-feira de Cinzas, com a cerimónia do Enterro do Santo Entrudo. O julgamento do Carnaval 2011 acontece na Praça Sousa Oliveira, depois do cortejo pela Marginal. A cerimónia começa às 17h30, junto ao Centro Cultural da Nazaré. O Carnaval deste ano, representado pelos foliões nazarenos, Odete Robalo e Luís Mendes, tem o lema “X’Ándar, X’Ósir, X’Ós ’tar”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados