Q

Previsão do tempo

27° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
27° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 29° C
28° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C

BE pede explicações ao Governosobre Igreja de São Gião

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tânia Rocha O Bloco de Esquerda questionou, recentemente, o Governo, através dos deputados Heitor de Sousa e Catarina Martins, eleitos pelo círculo de Leiria, sobre “o estado de degradação” da Igreja de S. Gião, na Nazaré. Depois da passada visita de Francisco Louçã e Heitor de Sousa a este monumento, em tempo de campanha eleitoral, […]
BE pede explicações ao Governo<br>sobre Igreja de São Gião

Tânia Rocha O Bloco de Esquerda questionou, recentemente, o Governo, através dos deputados Heitor de Sousa e Catarina Martins, eleitos pelo círculo de Leiria, sobre “o estado de degradação” da Igreja de S. Gião, na Nazaré. Depois da passada visita de Francisco Louçã e Heitor de Sousa a este monumento, em tempo de campanha eleitoral, os deputados querem agora que o Governo, através do Ministério da Cultura, responda às seguintes questões: “Considera o Governo aceitável o avançado estado de degradação da Igreja de São Gião, concelho da Nazaré, distrito de Leiria?”; “Prevê o Governo promover algum projecto de intervenção global que vise a conservação e recuperação daquele Monumento Nacional?”, e ainda, “Que medidas urgentes e imediatas pretende o Governo para proteger este monumento, cujo estado de degradação faz temer a seu completo desaparecimento?”

O BE considera que a Igreja de São Gião é “hoje, de facto, pouco mais que uma ruína”, uma vez que “está fechada e abandonada desde há muito, estando coberta com zinco e suportada por dezenas de escoras”. Esta força política realça também que “o acesso ao local é muito complicado, já que é feito por um caminho de terra batida completamente esburacado”. O BE ainda afirma que “cabe ao actual IGESPAR a missão de conservar, preservar, salvaguardar e valorizar o património, incluindo bens imóveis de especial valor histórico, arquitectónico e artístico, sendo a protecção e valorização do património cultural português uma tarefa fundamental do Estado, tal como consagrado na Constituição da República Portuguesa”. Apesar de referir que no site do IGESPAR está divulgado que “findos os trabalhos de investigação, o IPPAR desenvolve, na actualidade, os estudos com vista ao restauro e valorização do monumento”, o BE conclui que “a verdade é que os anos passam e não só não são conhecidos os referidos estudos, como não teve lugar qualquer intervenção de restauro ou valorização”. A Igreja de São Gião foi classificada como Monumento Nacional, em 1986.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Gala 30 Anos Jornal das Caldas

A noite de hoje é de festa! Assista em direto à Gala dos 30 anos do Jornal das Caldas, a partir das 20h30.

gala 30anos jornal caldas

Farmácias da Nazaré administram gratuitamente vacinas contra a gripe

O Município da Nazaré assinou o “Protocolo de Cooperação para a Administração de Vacinas contra a Gripe – Contingente SNS” com a Associação Nacional de Farmácias e a Farminveste que, até ao final do mês de março de 2022, irá permitir a administração de um máximo de 600 vacinas. A Câmara irá suportar os custos de 600 vacinas contra a gripe sazonal, que serão administradas nas farmácias aderentes.

31976 vacina