Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 21° C
19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 23° C
20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 23° C

Câmara autoriza “abate” de prédio com históriaem S. Martinho do Porto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Paulo Alexandre A Câmara Municipal de Alcobaça autorizou uma nova construção no lugar de uma antiga, com valor na história da formação de S. Martinho do Porto. O vereador do PS na Câmara Municipal de Alcobaça, Acácio Barbosa, defendeu, de imediato, a criação de um novo Plano de Pormenor para São Martinho do Porto que […]

Paulo Alexandre A Câmara Municipal de Alcobaça autorizou uma nova construção no lugar de uma antiga, com valor na história da formação de S. Martinho do Porto. O vereador do PS na Câmara Municipal de Alcobaça, Acácio Barbosa, defendeu, de imediato, a criação de um novo Plano de Pormenor para São Martinho do Porto que salvaguarde a história. A Câmara autorizou a demolição de um prédio antigo da vila, situado no principal acesso à baía, sem exigir a preservação da sua fachada.

Para o socialista “devia haver a preocupação da Câmara Municipal em fazer um Plano de Pormenor para aquela zona de São Martinho, no sentido de salvaguardar prédios que possam ter interesse em termos históricos”. A decisão de demolição foi tomada na última reunião de Câmara, e cumpre todos os requisitos legais e regulamentares. O edifício em causa serviu de apoio ao “comboio americano”, um meio de transporte comercial, que ligava a vila piscatória de S. Martinho do Porto à cidade vidreira da Marinha Grande. Outro edifício de grande relevância histórica para aquela vila é o Hotel-Parque, edifício centenário localizado na Av. Marechal Carmona, classificado como “imóvel de interesse público”. Mandado construir por um comendador brasileiro, por volta de 1894, é, actualmente, propriedade do empresário de construção civil de Caldas da Rainha, Joaquim Coutinho. Está devoluto e desactivado há mais de uma década.

O socialista Acácio Barbosa lamenta que a vila vá ficando descaracterizada, e sem alguns dos marcos do início do seu desenvolvimento, tendo assegurado que o seu partido “continuará a bater-se para que haja um Plano de Pormenor em São Martinho.”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn