Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 24° C
18° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 28° C
17° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 29° C

Processo de reocupação do Mosteirobem encaminhado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Paulo Alexandre Rui Rasquilho, o novo presidente da Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça (AMA), vai exigir que o IGESPAR – Instituto de gestão do Património Arquitectónico – respeite as posições assumidas pela Câmara Municipal sobre o Monumento. O dirigente associativo referiu que se “equaciona de novo a solução do hotel” para a ocupação […]

Paulo Alexandre Rui Rasquilho, o novo presidente da Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça (AMA), vai exigir que o IGESPAR – Instituto de gestão do Património Arquitectónico – respeite as posições assumidas pela Câmara Municipal sobre o Monumento.

O dirigente associativo referiu que se “equaciona de novo a solução do hotel” para a ocupação do Mosteiro, tendo adiantado que o processo está a ser “bem encaminhado”, manifestando-se esperançado que, sobre a futura ocupação do património da Humanidade, seja tida em conta a vontade da comunidade local. O ex-director do Mosteiro compromete-se a dar “o apoio possível à Câmara de Alcobaça, no que disser respeito ao Mosteiro”.

“Também estaremos ao lado do IGESPAR, desde que o organismo que tutela o monumento respeito o facto de o município ter uma palavra a dizer no futuro do Mosteiro”, frisou Rui Rasquilho, durante a sua tomada de posse como presidente da AMA. A nova direcção da Associação aproveitou a ocasião para anunciar algumas iniciativas previstas para os próximos dois anos de mandato, como um ciclo de conferências, em 2011 e um “grande congresso internacional de Cister”, em 2012. Já estão confirmadas presenças importantes para estas iniciativas, estando assegurado que a conferência de abertura seja feita pelo historiador José Matoso, e a conferência de encerramento ao Abade do Mosteiro de Osseira, na Galiza. Para o Congresso, que decorrerá nos dias de 21 a 24 de Junho de 2012, na Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, está prevista a participação de diversos especialistas e monges, oriundos de vários países, que efectuarão cerca de “uma centena de comunicações de grande valia”, afirmou Rui Rasquilho.

Em termos internos, o sucessor de Jorge Vasco na presidência da AMA, salienta a necessidade de “aparecerem sócios activos, que estejam dispostos a trabalhar, dando o seu contributo com as cotas, para que se possa exercer a actividade de acordo com os estatutos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo