Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 30° C
18° C
  • Thursday 32° C
  • Friday 38° C
  • Saturday 38° C
18° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 38° C
  • Saturday 38° C

“Mais participação, Mais Cidadania,Mais Desenvolvimento”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Centro Social de Valado dos Frades promove projecto Tânia Rocha O Centro Social de Valado dos Frades, em parceria com a Câmara Municipal da Nazaré e Alcobaça e o Instituto da Segurança Social, apresentou, na passada sexta-feira, dia 5 de Março, o projecto “Mais Participação, Mais Cidadania, Mais Desenvolvimento”, integrado no programa “Contratos Locais de […]
Mais participação, Mais Cidadania,<br>Mais Desenvolvimento

Centro Social de Valado dos Frades promove projecto Tânia Rocha O Centro Social de Valado dos Frades, em parceria com a Câmara Municipal da Nazaré e Alcobaça e o Instituto da Segurança Social, apresentou, na passada sexta-feira, dia 5 de Março, o projecto “Mais Participação, Mais Cidadania, Mais Desenvolvimento”, integrado no programa “Contratos Locais de Desenvolvimento Social”, que vai estar em vigor até Abril de 2012. Este projecto radica de uma nova metodologia, no que concerne à intervenção social, visto que tem por base as necessidades e potencialidades locais. O Plano de Acção do projecto está dividido em quatro eixos de intervenção e tem como principal objectivo “promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de acções a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social de territórios deprimidos”. Este projecto é financiado pelo QREN e pelos jogos da Santa Casa.

Os eixos de intervenção prioritários e obrigatórios deste projecto são: “Emprego, formação e qualificação”, “Intervenção familiar e parental”, “Capacitação da comunidade e das instituições” e “Informação e acessibilidades”. O plano de acção foi elaborado após serem detectadas algumas carências comuns nos dois concelhos, através da realização de diagnósticos sociais. Segundo os estudos, foram identificados cerca de “3.800 situações de carência nos concelhos de Alcobaça e Nazaré”, ligadas principalmente ao desemprego, segundo refere a coordenadora técnica do projecto, Vânia Ribeiro. Os objectivos de cada um dos eixos de intervenção são respectivamente: “colaborar com os indivíduos no desenvolvimento de competências e aptidões pessoais, profissionais e sociais, com vista à sua inserção socioprofissional, através de respostas integradas e promover uma maior responsabilidade e dinamismo no sector económico”; “colaborar com as famílias no desenvolvimento das suas competências pessoais, familiares, escolares e sociais, com vista a prevenir factores de risco, situações de perigo e promover factores de protecção”, “proporcionar oportunidades para o aumento da capacidade de auto-organização, com vista à cidadania activa”, e também, “disponibilizar informação nas diferentes freguesias, com vista à promoção dos direitos e deveres dos indivíduos em situação de isolamento social e geográfico”. Na sessão de apresentação do projecto estiveram presentes: Mafalda Tavares e Mónica Baptista, vereadoras da Câmara Municipal da Nazaré e Alcobaça, respectivamente; Lídia Semião, directora da Unidade de Desenvolvimento do Centro Distrital da Segurança Social; Fernanda Pereira, presidente do Centro Social de Valado dos Frades; e Vânia Ribeiro, coordenadora do projecto. Para Lídia Semião, o projecto “é uma medida de combate à pobreza e exclusão social” e um “projecto de intervenção que conta com o empenho de todas as pessoas”. Por sua vez, Vânia Fernandes reforçou que o “projecto pretende promover o desenvolvimento social e económico dos concelhos de Nazaré e Alcobaça”. As actividades a serem promovidas no âmbito do projecto “Mais Participação, Mais Cidadania, Mais Desenvolvimento” vão ser oportunamente divulgadas. A finalidade destas acções é “interromper os ciclos de pobreza e exclusão social”, realçou a irmã Fernanda Pereira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Quercus atribui Qualidade de Ouro a duas praias do concelho da Nazaré

A associação divulgou a lista das 440 praias com “Qualidade de Ouro”, um valor nunca antes alcançado na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, estando as duas praias costeiras do concelho da Nazaré integradas no ranking de...

245416536 4319795401408206 1376882044721136776 n