Q

Previsão do tempo

15° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
15° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
16° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 23° C

Enquanto decorre a acção “Plante uma Árvore”,a Câmara da Nazaré corta árvore centenária

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Largo dos Cedros agora sem cedros Tânia Rocha A Câmara Municipal da Nazaré cortou todas as árvores existentes no Largo dos Cedros, onde está o Monumento à Mulher da Nazaré, na zona norte da vila, no passado dia 10 de Março. No total, foram cortadas três árvores, uma delas já tinha mais de cem anos. […]
Enquanto decorre a acção “Plante uma Árvore”,<br>a Câmara da Nazaré corta árvore centenária

Largo dos Cedros agora sem cedros Tânia Rocha A Câmara Municipal da Nazaré cortou todas as árvores existentes no Largo dos Cedros, onde está o Monumento à Mulher da Nazaré, na zona norte da vila, no passado dia 10 de Março. No total, foram cortadas três árvores, uma delas já tinha mais de cem anos. Segundo alguns moradores daquela zona, perplexos com o sucedido, foi colocado um aviso no final da tarde do dia 9 de Março a informar que as árvores iriam ser cortadas. Logo na manhã do dia seguinte, os funcionários da Câmara procederam ao corte dos cedros, começando pela centenária.

De acordo com o esclarecimento do Gabinete de Imprensa e Comunicação da Câmara Municipal da Nazaré, as árvores apresentavam “mau estado fitossanitário e mecânico”, “vitalidade moderada”, “copa formada essencialmente por ramos epicórmicos”, “lesões de dimensão considerável ao nível do tronco” e “presença de musgos parasitas”. Ainda acrescenta que as árvores eram consideradas “espécie vegetal invasora”, segundo o decreto-lei n.º 565/99 de 21 de Dezembro. Além disso, a mesma informação também destaca que “não era sustentável a permanência” das árvores naquele local, devido ao seu “porte demasiado grande”. Alguns moradores confirmaram que as árvores ocupavam uma grande área, mas também realçaram que já não eram podadas há largos anos, e que isso era umas das causas que levou a atingirem dimensões tão grandes. No entanto, a Câmara Municipal afirma que “as árvores são, geralmente, podadas de ano a ano”. A proposta de corte das árvores e substituição por outras da espécie “Conífera” foi aprovada na passada reunião do executivo municipal, que se realizou no dia 8 de Março. A autarquia remata, afirmando que “a substituição das árvores é sempre uma situação de último recurso e tomada somente quando coloca em risco pessoas e bens”. A Câmara Municipal da Nazaré cortou as três árvores do Largo dos Cedros, numa altura em que estão a decorrer actividades de sensibilização ambiental, nas quais o Município da Nazaré aderiu. Estas acções estão inseridas na iniciativa “Plante uma Árvore – Ano Internacional da Biodiversidade 2010”, que se realizam de 15 a 21 de Março, cujo objectivo “pretende sensibilizar a sociedade portuguesa para a importância da preservação e conservação da biodiversidade, visando o abrandamento das alterações climáticas”, segundo também informação da autarquia. Foi também solicitado à vice-presidente da Câmara Municipal da Nazaré, responsável pelo pelouro do Ambiente, Mafalda Tavares, mais esclarecimentos sobre este assunto, mas até ao fecho desta edição não obtivemos resposta. O Largo dos Cedros está sem árvores presentemente, mas vão ser plantados novos cedros, mantendo desta forma, o sentido da toponímia deste local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados