Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 30° C
18° C
  • Thursday 32° C
  • Friday 38° C
  • Saturday 38° C
20° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 38° C
  • Saturday 38° C

Procissão do Senhor dos Passoscomemora 390 anos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tânia Rocha A Procissão do Senhor dos Passos comemora, este ano, 390 anos de existência. A partir do próximo sábado inicia-se uma das mais concorridas participações religiosas na Nazaré. Destas celebrações faz parte um vasto programa religioso e cultural, que teve início no dia 17 de Fevereiro e prolonga-se até ao próximo dia 4 de […]
Procissão do Senhor dos Passos<br>comemora 390 anos

Tânia Rocha A Procissão do Senhor dos Passos comemora, este ano, 390 anos de existência. A partir do próximo sábado inicia-se uma das mais concorridas participações religiosas na Nazaré. Destas celebrações faz parte um vasto programa religioso e cultural, que teve início no dia 17 de Fevereiro e prolonga-se até ao próximo dia 4 de Abril, englobando o período desde a Quaresma até à Semana Santa. No dia 13 de Março, sábado, pelas 17:30h, realiza-se a saída da Procissão da Igreja da Misericórdia, na Pederneira, para o Santuário de Nossa Senhora, no Sítio. No domingo, a missa tem início às 14:30h, na Igreja da Misericórdia, depois segue-se os sermões de encontro, pelo pároco da Nazaré, Padre José Luís Guerreiro. Às 16 horas está marcada a saída da procissão da Igreja da Misericórdia da Pederneira para a Capela dos Anjos, onde se vai celebrar o sermão de encontro pelo Padre Vítor Melícias.

A partir das 19 horas está prevista a cerimónia do Despregamento da Cruz e a Procissão do Enterro no Largo do Santuário, após a chegada da procissão ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré. Na segunda-feira, dia 15, pelas 11 horas, realiza-se no Santuário Mariano a missa em sufrágio das almas dos irmãos falecidos. À tarde, a procissão ruma à Igreja da Misericórdia, onde acontece o Adeus às Imagens. As celebrações são acompanhadas pela Banda da Associação Filarmónica da Nazaré. No dia 28 de Março, Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, acontecem várias eucaristias, em Fanhais, no Santuário e na Igreja de Santo António, além da procissão dos Ramos na Capela da Memória. No início do mês de Abril, em plena Semana Santa, vão realizar-se também diversas eucaristias, no dia 1,2,3 e 4 de Abril, e uma Vigília Pascal, no sábado santo. As celebrações terminam no dia 4 de Abril com a realização da Missa da Ressurreição em Fanhais, no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, na Igreja da Misericórdia da Pederneira e na Capela de Santo António. As celebrações do Senhor dos Passos são organizadas pela Irmandade do Senhor dos Passos da Pederneira, em colaboração com a Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Confraria de Nossa Senhora da Nazaré. A Procissão do Senhor dos Passos na Nazaré começou em 1620, devido à escassez de cereais que fez muita fome entre a população local. Estas celebrações religiosas depressa atraíram muitos fiéis. Esta procissão tem perdurado no tempo, embora tenha sido interrompida durante as Invasões Francesas e no ano de 1872, quando uma epidemia se abateu sobre a Pederneira. Encenação da Via Sacra volta à Nazaré No próximo dia 26 do corrente mês, sexta-feira, vai voltar à Nazaré a encenação da Via Sacra, pelo Grupo de Teatro “O Nazareno”, no Cine-Teatro da Nazaré, pelas 21 horas. “O Nazareno – A Vida de Cristo” é um Teatro Musical de Frei Hermano da Câmara, apresentado peloGrupo de Teatro da Paróquia de Peniche “O Nazareno”, que aborda a vida de Cristo. A entrada é gratuita. Tributos Nazarenos em exposição Vai inaugurar, no próximo sábado, a exposição alusiva ao Senhor dos Passos, intitulada “Passos – Tributos das Gentes Nazarenas”, no Centro Cultural da Nazaré. Esta exposição vai estar patente até ao final do mês de Março. Na exposição, que simboliza os cerca de 400 anos de devoção ao Senhor dos Passos, vão estar visíveis várias peças de vestuário, fotografias, imagens, recordações e muitas ofertas, entre outros elementos. De carácter documental, esta exposição pretende mostrar a história dos quase 400 anos de devoção ao Senhor dos Passos na Nazaré, cuja procissão é baseada nos últimos momentos da vida de Jesus, a sua Paixão e Morte. Ainda neste dia, a partir das 9 horas, vão ser sorteadas as insígnias. Esta exposição é promovida pela Irmandade do Senhor dos Passos em colaboração com a Câmara Municipal da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

Quercus atribui Qualidade de Ouro a duas praias do concelho da Nazaré

A associação divulgou a lista das 440 praias com “Qualidade de Ouro”, um valor nunca antes alcançado na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, estando as duas praias costeiras do concelho da Nazaré integradas no ranking de...

245416536 4319795401408206 1376882044721136776 n